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- Conclusão Vídeo
Nesta aula vamos revisar o que aprendemos sobre front-end mobile. Além disso, vamos responder algumas perguntas comuns que surgem no início de nossa carreira.
- Exemplos práticos de aplicativos Vídeo
Já aprendemos que existem aplicativos stand alone e client-side. Além disso, entendemos do que se trata o front-end mobile e as tarefas de um programador mobile. Nesta aula vamos analisar dois aplicativos e colocar em prática o que aprendemos.
- Programação front-end mobile Vídeo
Já sabemos que um aplicativo é o front-end mobile. Nesta aula você vai aprender a importância do aplicativo para uma empresa e quais os elementos que o programador front-end mobile vai inserir no aplicativo para que o usuário possa ver e interagir.
- Tipos de aplicativos Vídeo
Existem dois tipos de aplicativos: stand alone (independente) e client-side (dependente). Ambos possuem a parte visual onde o usuário vê e interage. Os apps client-side possuem, além da camada visual, a camada back-end.
- Back-end Vídeo
Para armazenar e manipular as informações de um aplicativo, como por exemplo os dados de um produto, é necessário uma camada extra chamada de back-end. Nesta aula vamos entender do que se trata essa camada.
- Introdução - Consumindo uma API RESTful com React Native - Vídeo 1 Vídeo
Nesta primeira aula vamos conhecer um pouco o React Native e entender o kit de ferramentas que vamos precisar instalar para dar início a construção do aplicativo, além de ter uma visão geral do projeto que construiremos durante o curso.
- Introdução - Preparando o ambiente para programar para Android - Vídeo 1 Vídeo
Para desenvolver aplicações para Android você precisa ter em seu computador o JDK do Java sobre qual executaremos o Android Studio, que é a principal IDE para desenvolvimento nesta plataforma. Conheceremos melhor essa IDE neste curso.
- Introdução - Android InputMask e Saripaar 2: Como criar um formulário Android com máscara e validação - Vídeo 1 Vídeo
Criar formulários é uma tarefa fundamental, que faz parte do dia a dia do programador Android. Apesar de simples é nesse momento que devemos escolher entre diversos gerenciadores de layout, widgets, bibliotecas e frameworks.
- Introdução - Como publicar seu app iOS na App Store - Vídeo 1 Vídeo
A publicação é uma etapa natural do ciclo de produção de qualquer aplicação. Após a implementação das funcionalidades necessárias para a primeira versão, veremos aqui como lançar o app iOS na loja de aplicativos da Apple.
- Validação de datas - Como criar minha primeira aplicação em Android - Vídeo 22 Vídeo
Neste vídeo realizaremos a validação da data através de ações dos widgets Spinners. Será criado o método validarData();, que será responsável por setar a data certa no spinnerDia.
- Implementando o botão voltar - Como criar minha primeira aplicação em Android - Vídeo 21 Vídeo
Neste vídeo adicionaremos um botão para fechar a activity atual, que é feito através do método finish();. Após isso o aplicativo será testado, mostrando assim a funcionalidade do botão voltar.
- Testando a aplicação - Como criar minha primeira aplicação em Android - Vídeo 20 Vídeo
Neste vídeo será apresentado o aplicativo funcionando com o resultado do objeto signo enviado para a activity Resultado. Será apresentado também o aplicativo sem o botão voltar e a validação de data para exemplificar a falha que deve ser corrigi
- Recebendo o resultado na segunda tela - Como criar minha primeira aplicação em Android - Vídeo 19 Vídeo
Neste vídeo será veremos como recuperar o objeto serializado que foi enviado pela activity Principal para posterior exibição na activity Resultado.
- Implementando o botão de calcular Signo - Como criar minha primeira aplicação em Android - Vídeo 18 Vídeo
Neste vídeo será ensinado como atribuir uma ação ao clicar no botão. Será abordado também o envio do objeto serializado entre a activity Principal para a activity Resultado através do Bundle e Intent.
- Método para interpretar o Signo - Como criar minha primeira aplicação em Android - Vídeo 17 Vídeo
Neste vídeo criaremos o método para interpretação do signo. Ele será o responsável por retornar o signo correto de acordo com a data e o mês informados pelo usuário.
- Criando a classe InterpretadorSigno - Como criar minha primeira aplicação em Android - Vídeo 16 Vídeo
Neste vídeo criaremos a classe Signo, que é a abstração de um signo. Ela será responsável por implementar os atributos e métodos de acesso aos dados do objeto.
- Adicionando a classe Signo - Como criar minha primeira aplicação em Android - Vídeo 15 Vídeo
Neste vídeo criaremos a classe Signo, que é a abstração de um signo. Ela será responsável por implementar os atributos e métodos de acesso aos dados do objeto.
- Renomeando os widgets da segunda tela - Como criar minha primeira aplicação em Android - Vídeo 14 Vídeo
Neste vídeo será mostrada a alteração dos nomes identificadores e os rótulos de cada um dos widgets dispostos na tela de Resultado.
- Adicionando widgets da tela de resultados - Como criar minha primeira aplicação em Android - Vídeo 13 Vídeo
Neste vídeo iremos inserir os widgets necessários para a exibição dos dados do signo selecionado. Veremos também como criar o TableRow e inserir widgets dentro do mesmo, além de centralizá-los.
- Adicionando a segunda Activity - Como criar minha primeira aplicação em Android - Vídeo 12 Vídeo
Neste vídeo criaremos uma segunda activity para mostrar o signo. Veremos também a utilização do TableLayout, que por sua vez, agrupa os widgets de forma tabular na activity resultado.
- Preenchendo os Spinners - Como criar minha primeira aplicação em Android - Vídeo 11 Vídeo
Neste vídeo preencheremos os widgets Spinners através do código .java, faremos referência a dois arrays contidos no arquivo strings.xml e criaremos um adapter para inserir efetivamente os dados no widget.
- Alterando o rótulo dos widgets - Como criar minha primeira aplicação em Android - Vídeo 10 Vídeo
Nesta aula veremos como alterar o rótulos dos Widgets TextView e Button, fazendo referência às strings contidas no arquivo strings.xml.
- Renomeando os widgets - Como criar minha primeira aplicação em Android - Vídeo 9 Vídeo
Neste vídeo veremos como alterar o nome identificador e o nome de rótulo dos Widgets. Esse é um passo muito importante para o reconhecimento do Widget no código .java, que fará referência ao XML através da classe R.
- Organizando o layout - Como criar minha primeira aplicação em Android - Vídeo 8 Vídeo
Neste vídeo aprenderemos a inserir imagens na pasta drawable, inserir o widget ImageView e atribuir uma imagem de logotipo. Veremos também como organizar o layout com o RelativeLayout.
- Adicionando os primeiros widgets - Como criar minha primeira aplicação em Android - Vídeo 7 Vídeo
Neste vídeo veremos como adicionar Widgets como: Textviews, Buttons e Spinners, além de configurar o RelativeLayout via XML.