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- eXtreme Programming: Aprendendo XP com Jogos Artigo
Este artigo apresenta um jogo eletrônico desenvolvido para dispositivos moveis como forma alternativa para tornar o ensino da engenharia de software interativa no método ágil eXtreme Programming (XP).
- Principais Anomalias Arquiteturais de Software Artigo
Entenda quando o mal planejamento arquitetural impacta na qualidade do ciclo de vida do software.
- Gestão de projetos com RUP Artigo
Aprenda neste artigo como desenvolver alguns artefatos do framework.
- Gestão de projetos com MS Project Artigo
Este artigo apresenta uma das ferramentas mais usadas pelo mercado, o MS Project, demonstrando como preparar a ferramenta para seu uso adequado, configurar calendários e principalmente compartilhar essas configurações entre projetos.
- Padrões arquiteturais em Ruby Artigo
Este artigo demonstra o uso de ArchRuby para expressar padrões e boas práticas arquiteturais que, uma vez preservados, contribuem para a manutenibilidade do sistema de software.
- O processo de medição de software Artigo
Este artigo aborda os principais conceitos do PSM (Practical Software Measurement) aplicados na prática de maneira que torne fácil a adoção do método.
- Como implantar um PMO Artigo
Este artigo visa fornecer uma visão geral de como funciona a implantação de um escritório de gerenciamento de projetos, analisando o vínculo dessa iniciativa com o planejamento estratégico.
- Introdução ao uso de testes exploratórios Artigo
Este artigo fornece uma visão geral sobre a técnica de testes exploratórios, apresentando uma estratégia orientada a sessões de testes exploratórios, uma ferramenta opensource e respostas para as principais dúvidas existentes.
- Conhecendo os padrões de projeto Observer e Singleton Artigo
Este artigo aborda o assunto design patterns. Mais especificamente serão discutidos os padrões Observer e Singleton, soluções bastante conhecidas pela comunidade de desenvolvimento de software.
- Arquitetura de Software com a norma ISO/IEC/IEEE 42010 Artigo
Este artigo apresenta a norma ISO/IEC IEEE 42010, que trata de um padrão a ser utilizado para a descrição de arquitetura de software e de sistemas.
- Como introduzir a modelagem de software em um ambiente ágil Artigo
Este artigo apresenta a modelagem ágil como alternativa para introdução de práticas de modelagem, que toma por base valores, princípios e práticas ágeis aplicadas à modelagem de software.
- TestingExpress: ferramenta de planejamento dos seus testes Artigo
Este artigo apresenta uma visão geral sobre ferramentas de execução e gestão de testes de software e apresenta a ferramenta TestingExpress, um software gratuito voltado para o público que está iniciando na área de testes de softwares.
- Plugin Mylyn: conheça o Mantis Artigo
Veja neste artigo os procedimentos necessários para configuração do Mantis, uma ferramenta para gerenciamento de defeitos através de tarefas. Veja como configurá-la e integrá-la ao Eclipse.
- Gestão de Projetos: ferramentas que auxiliam na gestão Artigo
Esse artigo apresenta ferramentas de gestão de projetos, duas open source e uma paga, que possuem o potencial de facilitar a rotina de trabalho, conheça mais sobre elas aqui.
- Metodologia ágil: documentação para projetos ágeis Artigo
Veja neste artigo como criar e compartilhar documentos acompanhando a construção e evolução dos projetos considerando uma metodologia ágil de desenvolvimento.
- Aprimorando a gestão de defeitos e testes com Mantis e TestLink Artigo
Este artigo apresenta características do Mantis e do TestLink, duas das ferramentas open source voltadas para gestão de defeitos e de testes mais utilizadas no mercado.
- Testabilidade e planejamento de testes de software Artigo
Neste artigo, uma rotina de testes de software é proposta com o objetivo de mostrar como a sua realização colabora para o progresso do desenvolvimento de software.
- Workshops para a concepção de sistemas Artigo
Este artigo aborda algumas das possibilidades existentes no mercado que podem ser utilizadas para a concepção de um novo produto digital, sistema ou serviço.
- Modelo híbrido no gerenciamento de projetos Artigo
Este artigo apresenta como é possível a junção de modelos de gerenciamento de projetos ágil e tradicional.
- Automação de testes em PHP usando o Behat e o Facebook Webdriver Artigo
Este artigo apresenta como podemos realizar a automação de testes em aplicações de interface web escrevendo scripts em PHP baseando-se em histórias de usuário escritas em português.
- Impacto de requisitos não funcionais em projetos de software Artigo
Este artigo discute a importância dos requisitos não funcionais na qualidade do produto final e como eles podem elevar o nível de maturidade de uma organização.
- O BABOK e a elicitação de requisitos Artigo
Este artigo apresenta uma comparação entre os analistas de requisitos e os de negócio, além de discutir uma das áreas de conhecimento do BABOK (Business Analysis Body of Knowledge), a elicitação de requisitos.
- Introdução a métricas de software Artigo
Este artigo introduz o tema métricas de software e explica como aplicá-las ao processo de desenvolvimento de software. Confira!
- Ferramentas que auxiliam a gestão de projetos Artigo
Este artigo apresenta ferramentas de gestão de projetos, duas open source e uma paga, que possuem o potencial de facilitar a rotina de trabalho do gerente e trazer ganhos em desempenho, praticidade, controle e acompanhamento de projetos e equipes.
- Boas práticas para testes de performance Artigo
Este artigo apresenta princípios e práticas dos testes de performance, servindo como um guia para adaptar os critérios apresentados a projetos específicos.