www.devmedia.com.br [versão para impressão]Este documento procura introduzir práticas e abrangência da Metodologia Ágil, SCRUM. Modelo aplicado pela primeira vez por Jeff Sutherland em 1993, mais tarde, meados de 1995, Ken Scwaber refinou ametodologia baseando na sua experiência em desenvolvimento de sistemas e processos.
Scrum aplica-se tanto a pequenos quanto a grandes projetos. Aplicado inicialmente no desenvolvimento de software, área onde tradicionalmente os projetos sofrem constantes mudanças de escopo, devido a mudanças no ambiente de negócios, inovações, legislação, concorrência e outros fatores, Scrum vem sendo aplicado em outras áreas, atingindo bons resultados, na maioria dos casos.
Scrum trabalha com a entrega de incrementos, ou seja, o desenvolvimento e entrega de partes de um todo a ser completado após ciclos que contam também com planejamento destes incrementos, priorização, estimativas e revisões do que foi realizado em cada um. Ciclos estes que buscam uma melhoria continua do produto, uma sinergia entre contratante e contratado, seu objetivo principal é qualidade e entrega de produto com valor real e imediato ao cliente.
Ainda assim, implantar Scrum nem sempre é uma tarefa simples. Diversos fatores contribuem para simplificar ou, em alguns casos, complicar o processo. No mínimo, são pontos que precisam de atenção.
Palavras Chave: Scrum, Product Owner, ScrumMaster, Gerencia deProjetos Ágeis, Time, Iterativo, Empirico
Scrum é um framework, uma estrutura bem definida e fundamentada no processo empírico, atende uma gama de áreas além da TI para gerenciamento de projetos. Um framework não pode ser confundido com um guia passo-a-passo, com respostas definitivas para resolução de problemas mais específicos de projetos. Mas pode, sim, dar vida nova ao ciclo de desenvolvimento de software, otimizando a previsibilidade e controlando riscos. É sustentado pelos pilares da transparência, inspeção e adaptação. Buscando visibilidade nos resultados, detecção de variações inaceitáveis no processo e suplantando-os.
O Scrum não é a única metodologia ágil existente, nem precisa ser o único framework a ser utilizado por equipes de desenvolvimento. Há outras opções com nível maduro de implementação, como porexemplo: o Extreme Programing (XP) e o FDD (Feature Driven Development). Também existem metodologias complementares, como o desenvolvimento orientado a testes (TDD). Demais metodologias ágeis podem e devem ser incorporadas e adaptadas ao Scrum (segundo alguns agilistas), elevando o nível de maturidade em pontos mais específicos, levando em conta o foco de cada um.
O ritmo de adoção de metodologias ágeis nas empresas é maior do que o mercado de trabalho pode oferecer. Embora o Brasil já seja um dos quatro países que mais têm pedidos de certificação na Scrum Alliance, a principal autoridade no assunto, as companhias penam para encontrar profissionais prontos. Está aí uma boa oportunidade de trabalho. (BARRETO, 2009).
Jim Coplien certa vez observou para Jeff, “Todos irão gostar de Scrum; ele é o que já fazemos quando estamos pressionados contra a parede” (SCHWABER; SUTHERLAND, 2008-2009, p. 3).
1.1. Cenário atual
O que uma empresa produz é resultado de como ela está estruturada.Quem tem autoridade para dizer como deve ser a estrutura de uma empresa é quem está no topo. Então,
>">
www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=21518