www.devmedia.com.br
[versão para impressão]
Link original: http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=24737

Usabilidade na web

Neste artigo, você aprenderá a utilizar corretamente as regras básicas de usabilidade na web. Tornando o site eficiente e agradável aos diversos tipos de usuários.

Usabilidade é o método que visa facilitar a utilização de uma interface pelo usuário sem perder a interação de suas funcionalidades com o sistema. Refere-se ao grau no qual o usuário consegue realizar uma tarefa. É tornar “algo” utilizável e funcional, mais especificamente, refere-se à rapidez com que os usuários podem aprender a usar alguma coisa e sua eficiência ao utilizá-la, sua facilidade de aprendizado - facilidade de relembrar.

A usabilidade de um site ou software nada mais é do que implementação de recursos focando o usuário final.

Vocês podem estar se perguntando por que é importante existir usabilidade na web, e a resposta para esta pergunta é simples. Se você deseja que o usuário realize algo quando visitar seu site, você deve com certeza se preocupar com a usabilidade. Pois atualmente, as pessoas esperam muito dos web sites e cada vez menos aceitam um projeto ruim.

Ou seja, a má utilização da usabilidade resultará em clientes e usuários insatisfeitos e perdas de negócios.

Há a princípio sete regras básicas que devem ser seguidas, estas regras colaboram para a facilidade de aprendizado, pois o usuário consegue explorar rapidamente o sistema e realizar suas tarefas.

Clareza na arquitetura da informação:É essencial que o usuário consiga distinguir o que é prioritário e o que é secundário no site - para isso deve-se ter um bom arranjo da informação, pois os usuários podem ter dificuldades em encontrar o que procuram, e, portanto devem ser ajudados. Deve-se fornecer um senso de como a informação está estruturada e localizada. Um bom exemplo é o mapa do site.

Facilidade de navegação: O usuário deveria conseguir acessar a informação desejada no máximo em três cliques.

Simplicidade: Quem navega quer encontrar o mais rapidamente possível o objetivo da busca. Deve ser evitado qualquer exagero, dando ao usuário paz e tranquilidade para que possa analisar a informação.

A relevância do conteúdo: Sempre que questionados sobre sites, usuários se referem à qualidade e relevância do conteúdo. - um bom texto para essa mídia, o mais conciso e objetivo possível, não ser promocional ou publicitário. Os leitores online imprimem textos (eles necessitam de paginas bem curtas e informações secundaria deixada para paginas de suporte).

Manter a consistência: Quando as coisas acontecem sempre do mesmo jeito, os usuários não precisam se preocupar a respeito do que irá acontecer. Um web site deve ser gerenciado como um projeto único de interface com o usuário.

Tempo suportável: O tempo de cargas das paginas deve ser curto - 10 segundos é o máximo de tempo antes que as pessoas percam o interesse. (na web os usuários já tem uma baixa expectativa limite pode aumentar para 15 segundos).

Foco nos usuários: É o "sair do caminho", afim de que o usuário possa fazer o que quer da maneira mais rápida possível.

Seguidas estas regras deve-se, antes de colocar seu site no ar, realizar sucessivos ciclos de análise, concepção e testes, com o objetivo de avaliar a qualidade das interações e levar em conta os resultados destas para a construção de novas versões das interfaces. O teste de usuário contribui para que se possa analisar o comportamento destes perante o site, observando assim suas virtudes e seus pontos fracos.

Se essas regras forem implementadas desde cedo, no desenvolvimento, essa estratégia pode reduzir o risco de falhas conceituais do projeto garantindo que, a cada ciclo, o sistema responda cada vez melhor às expectativas e necessidades dos usuários em suas tarefas.

Neste artigo expliquei de forma básica e rápida a necessidade da usabilidade na web. Espero que vocês tenham gostado e até a próxima.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NIELSEN, Jakob. LORANGER, Hoa. Projetando Websites. Traduzido por Edson Furmankiewicz & Carlos Schafranski. Rio de Janeiro: Campus, 2006. Tradução de: Prioritizing web usability.

Paula Mity

Guru .net e tecnologias MS