Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 100. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF. imagem_pdf.jpg

Editorial

       

        É com muita emoção que escrevo este editorial. Nós por aqui estamos muito orgulhosos e felizes, e claro, comemorando muito. É um sonho para qualquer editor estar à frente da maior e melhor revista sobre Delphi do país, chegando a nada mais nada menos que 100 edições! Foram muitos anos do melhor e mais puro Delphi, muito código, muitas aplicações, mini-cursos, vídeo-aulas e artigos. E o motivo desse sucesso todo é você amigo leitor, que sempre esteve ao nosso lado. Confira nessa edição uma retrospectiva que preparei para você relembrar os melhores momentos do Delphi e da ClubeDelphi.

        Uma edição especial merece artigos muito especiais. Nossa matéria de capa da centésima edição vai para um dos temas mais populares e utilizados atualmente. A XML é a linguagem base para muitas tecnologias: Web Services, SOAP, intercâmbio de dados, integração entre diferentes plataformas, arquivos de configuração, DataSnap, ClientDataSet, ADO.NET etc. É fundamental hoje em dia que qualquer desenvolvedor saiba ler e gravar arquivos XML, pois mais cedo ou mais tarde uma integração com outro aplicativo/plataforma será necessária. Aprenda como fazer transformações XML com XML Mapper, utilizar o XMLDocument, usar XSLT e XML Data Bindings. Tudo isso no artigo do Manoel Edésio.

        O Gustavo Chaurais na sessão Expert mostra como criar um mecanismo automático para geração de formulários de cadastro. Sem dúvida uma boa idéia e boa prática que pode poupar muito tempo de desenvolvimento. O Maikel mostra como trabalhar com metadados do BD, essencial para você explorar via código da aplicação a estrutura do seu banco. Quem sabe você não cria seu próprio IBExpert?! Outra aplicação interessante para a técnica seria criar atualizadores automáticos da base de dados quando novos updates do software forem lançados, comparando para isso os metadados.

        Reutilização de código e funcionalidade é muito importante em aplicações Delphi, que usem ou não conceitos de OO. Um dos principais fundamentos do Delphi, desde a sua versão 1, foi o conceito de componentização. O Luciano mostra em seu artigo como criar um componente que encapsula formulários de pesquisa, de forma reutilizável. Além disso, o Thiago traz uma interessantíssimo artigo que mostra como controlar hardware com Delphi, nesse caso um LCD.

        Quer Web? Temos ASP.NET 2.0 e PHP para você. Aprenda a usar Themes e Skins para dar diferentes formas para seu Web Site, da mesma forma que você troca um tema do Windows. Na sessão PHP, confira as novidades da versão 2.0 do Delphi for PHP, e também um artigo que mostra como trabalhar com classes no PHP. Para os iniciantes, na sessão Easy Delphi, veja como usar os componentes da paleta Servers para integração com o Word e Excel.

 

Desejo a todos muito sucesso com o Delphi, um muito obrigado e que venham mais 100 edições!