Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 100. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

; WIDTH: 498.15pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=664>

·         O que são MetaDados?

·         Acesso aos MetaDados do banco.

Qual a finalidade?

·         A finalidade dos metadados é conhecer a estrutura do banco de dados que está se trabalhando e tirar proveito dessas informações.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Aplica-se a todo tipo de software que se utiliza de banco de dados Win32.

 

Resumo DevMan

Os MetaDados são informações valiosíssimas em determinados momentos de  nossa aplicação. Podemos utilizar os metadados para recuperar informações sobre o BD, como tabelas, campos, índices, procedures, triggers e outros objetos.

 

Chamados também Metainformação, os Metadados são informações referentes a uma base de dados (descritas na maior parte das literaturas como dados sobre dados), sendo definidas também como abstração dos dados que indicam a estrutura e características de uma fonte de armazenamento de valores (tabelas, atributos, procedimentos, triggers etc). É a partir de suas informações que ocorre o processamento e funcionamento da estrutura de armazenagem, pesquisa e manutenção das informações.

Sabemos que no mercado há uma série de ótimas ferramentas case para a manipulação e gerenciamento destas informações e que há também casos em que estas informações precisam ser tratadas a partir de um sistema, que deverá acessar e manipular os resultados obtidos fazendo assim uma análise crítica da estrutura da fonte de armazenamento, levando o programador a tomar decisões.

Uma das maiores finalidades ao extrairmos os metadados em nossas aplicações refere-se a alguma mudança de estrutura das tabelas do banco de dados, criação de alguma nova tabela, campo, chave, entre outras situações nas quais o programador verifica através dos metadados da estrutura atual se houve ou não a atualização, podendo passar parâmetros definidos no caso de base desatualizada.

Faremos no decorrer deste artigo o acesso aos metadados do banco de dados Employee.fdb que acompanha a instalação default do banco de dados Firebird, onde veremos como recuperar informações da estrutura de modo geral, tabelas, atributos, relacionamentos, campos chaves entre outros, que também utilizaremos para a montagem de um Builder SQL que irá gerar automaticamente alguns comandos de relacionamento de acordo com a atual estrutura da fonte (select e update onde o usuário poderá selecionar quais os campos deverão ser adicionados à consulta).

Nota DevMan

Ao utilizar ferramentas de front-end para bandos de dados, como o IBExpert, por exemplo, podemos extrair facilmente os metadados de bancos de dados. Esses metadados nada mais são do que a estrutura, o esqueleto do banco de dados, o esquema (schema). Com ele podemos recriar facilmente um BD sem a real necessidade em se conhecer a fundo o banco.

Veja como extrair os metadados diretamente no IBExpert. Entre no programa e conecte-se a uma base de dados Interbase ou Firebird. Em seguida acesse o menu Tools>Extract Metadata. Uma janela será aberta e nela você deverá selecionar de quais objetos quer extrair os metadados. Selecione Extract all para extrair a estrutura inteira do banco. Agora clique na aba Data Tables. É possível agora selecionar todas as tabelas do seu banco de dados para extrair os registros, para essa aplicação não há necessidade de escolher uma tabela em específico. Simplesmente clique no botão onde o ícone são duas setas para a direita. Por fim, escolha as opções e selecione um caminho para o banco. Agora clique em Start Extract e aguarde. Pronto, seus metadados estão extraídos e agora com base nisso podemos criar um novo banco.

 

Criando a aplicação

Utilizaremos no decorrer deste artigo para criação do nosso exemplo a versão 7 do ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo