Artigo Clube Delphi 100 - Metadados

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Neste artigo veremos o que são MetaDados e o acesso aos MetaDados do banco.

 

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 100. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Banco de Dados

Metadados

Veja como recuperar a estrutura do seu banco de dados através da sua aplicação

 

Neste artigo veremos

·         O que são MetaDados?

·         Acesso aos MetaDados do banco.

Qual a finalidade?

·         A finalidade dos metadados é conhecer a estrutura do banco de dados que está se trabalhando e tirar proveito dessas informações.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Aplica-se a todo tipo de software que se utiliza de banco de dados Win32.

 

Resumo DevMan

Os MetaDados são informações valiosíssimas em determinados momentos de  nossa aplicação. Podemos utilizar os metadados para recuperar informações sobre o BD, como tabelas, campos, índices, procedures, triggers e outros objetos.

 

Chamados também Metainformação, os Metadados são informações referentes a uma base de dados (descritas na maior parte das literaturas como dados sobre dados), sendo definidas também como abstração dos dados que indicam a estrutura e características de uma fonte de armazenamento de valores (tabelas, atributos, procedimentos, triggers etc). É a partir de suas informações que ocorre o processamento e funcionamento da estrutura de armazenagem, pesquisa e manutenção das informações.

Sabemos que no mercado há uma série de ótimas ferramentas case para a manipulação e gerenciamento destas informações e que há também casos em que estas informações precisam ser tratadas a partir de um sistema, que deverá acessar e manipular os resultados obtidos fazendo assim uma análise crítica da estrutura da fonte de armazenamento, levando o programador a tomar decisões.

Uma das maiores finalidades ao extrairmos os metadados em nossas aplicações refere-se a alguma mudança de estrutura das tabelas do banco de dados, criação de alguma nova tabela, campo, chave, entre outras situações nas quais o programador verifica através dos metadados da estrutura atual se houve ou não a atualização, podendo passar parâmetros definidos no caso de base desatualizada.

Faremos no decorrer deste artigo o acesso aos metadados do banco de dados Employee.fdb que acompanha a instalação default do banco de dados Firebird, onde veremos como recuperar informações da estrutura de modo geral, tabelas, atributos, relacionamentos, campos chaves entre outros, que também utilizaremos para a montagem de um Builder SQL que irá gerar automaticamente alguns comandos de relacionamento de acordo com a atual estrutura da fonte (select e update onde o usuário poderá selecionar quais os campos deverão ser adicionados à consulta).

Nota DevMan

Ao utilizar ferramentas de front-end para bandos de dados, como o IBExpert, por exemplo, podemos extrair facilmente os metadados de bancos de dados. Esses metadados nada mais são do que a estrutura, o esqueleto do banco de dados, o esquema ("

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?