· Técnicas de reaproveitamento de código; · Criação de funções para uso em diversas partes do sistema; |
Qual a finalidade? |
· Mostrar algumas das principais técnicas para evitar a digitação repetitiva de código pela aplicação; |
Quais situações utilizam esses recursos? |
· Em praticamente todo tipo de aplicação/programa podemos aplicar essas técnicas que facilitam o trabalho na hora da manutenção; |
Resumo do DevMan
O maior trauma de um desenvolvedor certamente é ter que desenvolver a mesma rotina mais de uma vez para a mesma aplicação ou para sistemas diferentes. Pensando nisso, diversos programadores optam por criar seus próprios componente e/ou bibliotecas de funções tais como: units personalizadas ou arquivos DLL.
Nesse artigo veremos algumas boas práticas no desenvolvimento de sistemas evitando a redigitação de código-fonte.
Nenhum programador gosta de refazer trabalho, e isso é bastante comum quando duplicamos código na aplicação. Imagine por exemplo, que temos um sistema que realiza baixa de contas a receber com lançamento no Caixa. O código para lançar no caixa está presente quando efetuamos a baixa na parcela e o mesmo pode estar quando do lançamento de uma conta, pois a mesma pode ter sido paga. Neste exemplo, teremos código duplicado na aplicação, onde o ideal é criar um método que recebe as informações do lançamento como parâmetro e executar apenas um código.
Neste artigo, vamos conhecer alguns métodos e funções que podemos organizar
Código Win32
Vamos mostrar nessa seção, códigos para aplicações Win32. Todos os exemplos mostrados aqui, podem ser colocados em uma unit e usado em qualquer aplicação Win32.
Um exemplo simples que sintetiza bem o reaproveitamento de código é a herança visual de formulários, onde é criado um formulário base, com código comum e não precisamos redeclarar o mesmo em cada formulário. Temos vários exemplos de uso de herança visual, então não mostrarei aqui como fazer essa técnica.
O primeiro exemplo de reaproveitamento de código é bastante usado pelos desenvolvedores, a criação de formulários. O código mais comum de usar para criação de um formulário é o seguinte:
Application.CreateForm(TfrmClientes, frmClientes);
try
frmClientes.ShowModal;
finally
frmClientes.Release;
end;
Uma aplicação pode ter vários formulários, imagine esse código duplicado para cada formulário, sendo que a diferença entre eles é somente o formulário que será aberto. Para criar um método comum de criação de formulário, use o código da Listagem 1.
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