Artigo Clube Delphi 101 - Reaproveitamento de código

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Esse artigo pretende mostrar algumas das principais técnicas para evitar a digitação repetitiva de código pela aplicação.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 101. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Boas Práticas

Reaproveitamento de código

Organizando o código comum da aplicação

 

Neste artigo veremos

·         Técnicas de reaproveitamento de código;

·         Criação de funções para uso em diversas partes do sistema;

Qual a finalidade?

·         Mostrar algumas das principais técnicas para evitar a digitação repetitiva de código pela aplicação;

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Em praticamente todo tipo de aplicação/programa podemos aplicar essas técnicas que facilitam o trabalho na hora da manutenção;

 

Resumo do DevMan

         O maior trauma de um desenvolvedor certamente é ter que desenvolver a mesma rotina mais de uma vez para a mesma aplicação ou para sistemas diferentes. Pensando nisso, diversos programadores optam por criar seus próprios componente e/ou bibliotecas de funções tais como: units personalizadas ou arquivos DLL.

         Nesse artigo veremos algumas boas práticas no desenvolvimento de sistemas evitando a redigitação de código-fonte.

 

Nenhum programador gosta de refazer trabalho, e isso é bastante comum quando duplicamos código na aplicação. Imagine por exemplo, que temos um sistema que realiza baixa de contas a receber com lançamento no Caixa. O código para lançar no caixa está presente quando efetuamos a baixa na parcela e o mesmo pode estar quando do lançamento de uma conta, pois a mesma pode ter sido paga. Neste exemplo, teremos código duplicado na aplicação, onde o ideal é criar um método que recebe as informações do lançamento como parâmetro e executar apenas um código.

Neste artigo, vamos conhecer alguns métodos e funções que podemos organizar em uma Lib (biblioteca) para que possamos usar em todos nossos projetos.

 

Código Win32

Vamos mostrar nessa seção, códigos para aplicações Win32. Todos os exemplos mostrados aqui, podem ser colocados em uma unit e usado em qualquer aplicação Win32.

Um exemplo simples que sintetiza bem o reaproveitamento de código é a herança visual de formulários, onde é criado um formulário base, com código comum e não precisamos redeclarar o mesmo em cada formulário. Temos vários exemplos de uso de herança visual, então não mostrarei aqui como fazer essa técnica.

O primeiro exemplo de reaproveitamento de código é bastante usado pelos desenvolvedores, a criação de formulários. O código mais comum de usar para criação de um formulário é o seguinte:

 

Application.CreateForm(TfrmClientes, frmClientes);

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?