Este é um post disponível para assinantes MVPou para quem possui Créditos DevMedia. Clique aqui para saber mais!
Artigo Clube Delphi 101 - Reaproveitamento de código
Artigo da Revista Clube Delphi Edição 101.
Você não gostou da qualidade deste conteúdo?
(opcional) Você gostaria de comentar o que não lhe agradou?
Boas Práticas
Reaproveitamento de código
Organizando o código comum da aplicação
|
Neste artigo veremos |
|
· Técnicas de reaproveitamento de código; · Criação de funções para uso em diversas partes do sistema; |
|
Qual a finalidade? |
|
· Mostrar algumas das principais técnicas para evitar a digitação repetitiva de código pela aplicação; |
|
Quais situações utilizam esses recursos? |
|
· Em praticamente todo tipo de aplicação/programa podemos aplicar essas técnicas que facilitam o trabalho na hora da manutenção; |
Resumo do DevMan
O maior trauma de um desenvolvedor certamente é ter que desenvolver a mesma rotina mais de uma vez para a mesma aplicação ou para sistemas diferentes. Pensando nisso, diversos programadores optam por criar seus próprios componente e/ou bibliotecas de funções tais como: units personalizadas ou arquivos DLL.
Nesse artigo veremos algumas boas práticas no desenvolvimento de sistemas evitando a redigitação de código-fonte.
Nenhum programador gosta de refazer trabalho, e isso é bastante comum quando duplicamos código na aplicação. Imagine por exemplo, que temos um sistema que realiza baixa de contas a receber com lançamento no Caixa. O código para lançar no caixa está presente quando efetuamos a baixa na parcela e o mesmo pode estar quando do lançamento de uma conta, pois a mesma pode ter sido paga. Neste exemplo, teremos código duplicado na aplicação, onde o ideal é criar um método que recebe as informações do lançamento como parâmetro e executar apenas um código.
Este é um post disponível para assinantes MVPou para quem possui Créditos DevMedia. Clique aqui para saber mais!
Técnico em Processamento de Dados, desenvolvedor Delphi/C#. Autor de mais de 60 artigos e 300 vídeo aulas sobre Delphi, C#, banco de dados e ASP.NET. Palestrante da 4ª edição da Borland Conference (BorCon). Desenvolvedor ASP.NET da Paradigma Web Bussiness em Florianópolis-SC.



