Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 105. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Boas Práticas

Padrões de Projeto – Parte 3

Exemplos práticos

 

Neste artigo veremos

·         Quais são os padrões comportamentais;

·         Como implementá-los em Delphi;

·         Como utilizá-los em nosso dia a dia através de exemplos práticos.

Qual a finalidade?

·         Mostrar o uso adequado de padrões de projeto em uma aplicação Delphi.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         No desenvolvimento de sistemas em geral.

 

 

Resumo do DevMan

         Os padrões de projeto são soluções para problemas recorrentes que surgem no desenvolvimento de sistemas. Foram inicialmente catalogados pela GoF (Gang of Four). Quatro autores, Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, que lançaram o livro mais famoso sobre o assunto: Design Patterns: Elements of Reusable Obejct-Oriented Software. Considerados como boa prática entre os desenvolvedores, veremos como aplicar os padrões comportamentais em Delphi, em situações reais que podem acontecer no dia a dia do trabalho.

 

É certo que o assunto Padrões de Projeto é extremamente grande e que há uma vasta documentação disponível na internet, em livros, em acervos digitais e etc. Infelizmente falar de todos faz com que acabemos repetindo conteúdos e conceitos, por isso essa é nossa terceira e última parte sobre padrões de projetos e veremos os padrões comportamentais. Estes permitem que possamos ajustar o comportamento de objetos de forma flexível. Os seguintes padrões formam essa categoria.

 

·         Chain of responsability;

·         Command;

·         Interpreter;

·         Iterator;

·         Mediator;

·         Memento;

·         Observer;

·         State;

·         Strategy;

·         Template method;

·         Visitor.

 

Padrão Command

Posso dizer que o padrão Command é o mais utilizado entre a comunidade ...

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