Artigo Clube Delphi 105 - tiOPF na Prática

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo veremos uma introdução ao framework tiOPF e como utilizá-lo em um sistema comum.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 105. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Boa Idéia

tiOPF na Prática

Faça um controle de cheques usando orientação a objetos

 

Neste artigo veremos

·         Uma introdução ao framework tiOPF;

·         Como utilizá-lo em um sistema comum.

Qual a finalidade

·         Mostrar o uso adequado de ferramentas que auxiliam no desenvolvimento orientado a objetos.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         No desenvolvimento de sistemas em geral.

 

 

Resumo do DevMan

         O tiOPF é um dos mais antigos e estáveis frameworks ORM, Object/Relational Mapper, para Delphi. É utilizado por grandes empresas no exterior e, neste artigo vamos aplicá-lo no desenvolvimento de um sistema simples, mas que representa o dia a dia de qualquer desenvolvedor. Vamos abordar inclusão, consulta, exclusão e até mesmo geração de relatórios.

 

O tiOPF é um framework que realiza o mapeamento objeto relacional para nós, assumindo a responsabilidade de persistir objetos de negócio em tabelas de um banco de dados. Quando desenvolvemos um sistema aplicando a orientação a objetos nos deparamos com um problema chamado impendância objeto/relacional. Resumidamente esse problema representa a diferença existente entre esses dois mundos.

Para exemplificar a situação, imagine que temos duas classes, TPessoa e TEndereco. Elas são relacionadas uma com a outra, ou seja, um objeto TPessoa possui um objeto TEndereco. Agora pense em como essas informações poderiam ser salvas em um banco de dados relacional.

Poderíamos ter uma tabela PESSOA e outra ENDERECO ligadas por uma chave estrangeira e ainda poderíamos ter apenas uma tabela PESSOA que conteria todos os campos necessários. Uma ferramenta ORM cuida de tudo isso para nós, permitindo que mantenhamos nosso foco no que fazemos de melhor, desenvolver realmente o sistema.

Instalando o tiOPF

A primeira coisa que precisamos fazer é realizar seu download, que é gratuito e ainda com código fonte disponível. Acesse http://tiopf.sourceforge.net/ e realize o download. Na sequência execute seu instalador. Durante a instalação existe um ponto importante, visto na Figura 1.

 

Figura 1. Instalação di tiOPF

 

Ao se deparar com essa tela devemos escolher quais componentes serão instalados. Aqui eu já possuo todos o opcionais, DUnit, Fast MM, Indy, por isso os deixei desabilitados. Deixe marcado apenas os que você ainda não instalou.

O instalar apenas descompacta o código fonte na pasta selecionada, sendo necessário agora instalar os pacotes no Delphi. Abra a pasta de instalação do tiOPF e acesse a pasta Compilers. Nela teremos pacotes para o Delphi 7, Delphi 2006, Delphi 2007 e FreePascal. Abra a pasta de acordo com a versão de Delphi que você utiliza e abra o Project group correspondente. No meu caso vou utilizar o Delphi 2007, portando abro o arquivo tiOPF_D2007.groupproj.

Agora é necessário adicionar no Library Path o caminho para as pastas \tiOPF2\Compilers\Delphi2007"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?