Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 106. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição


EasyDelphi

Métodos da teoria à prática

Entenda de forma simples e prática como trabalhar com métodos em Delphi

 

Neste artigo veremos

·         Como funcionam os métodos de forma prática.

·         Maneiras de definí-los, bem como a compreensão da necessidade.

·         Exemplo prático, e implementação de uma biblioteca de métodos.

Qual a finalidade

·         Tornar clara e compreensível o entendimento, a utilidade e a problemática para defini-los, agregando maior organização e qualidade ao seu software.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Qualquer software pode possuir estes recursos, tornando mais produtivo o desenvolvimento e conseqüentemente facilitando sua manutenção.

 

Resumo do DevMan

         É comum a nós desenvolvedores em nosso ambiente de trabalho ou até mesmo fora dele realizar manutenções e adaptações em softwares antigos, que muitas vezes não tiveram um planejamento tão eficaz, ou não foram implementados de maneiras mais práticas, possuindo códigos repetitivos e mal-organizados. A criação de métodos e rotinas genéricas podem fazer com que o desenvolvimento se torne mais fácil em questões de manutenção, entendimento e é claro, organização.

 

  Quando estamos iniciando o aprendizado de uma linguagem de programação, é comum que surjam muitas dúvidas relacionadas à maneira de como resolveremos nossos desafios da melhor maneira possível. Muitas vezes temos o conhecimento teórico necessário, porém, por falta de experiência, ou por outros fatores, acabamos não adotando estas teorias em nossos softwares. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo