Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 109. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Trabalhando com XML no PHP

Aprenda a mapinular estes tipos de arquivos com classes nativas do PHP

 

Quem nunca ouviu falar, ou ainda, quem nunca precisou trabalhar com arquivos XML? Este tipo de arquivo se tornou muito popular devido a facilidade de se trabalhar com eles e a possibilidade de poder integrar-se com sistemas de diversas plataformas diferentes. Por ser auto descritivo, o XML facilita sua manipulação permitindo que se criem mecanismos de parser eficientes poupando o enfadonho trabalho que temos quando trabalhamos com manipulação de arquivos TXT.

Devido a estes e outros motivos o padrão XML é utilizado por diversas tecnologias existentes no mercado, como por exemplo os WebService. É muito comum vermos o uso de arquivos XML também em arquivos de configuração de aplicações como é o caso do Webconfig presente em aplicação ASP.NET. O parser de um arquivo XML é feito de forma extremamente rápida o que o levou a fazer parte de estruturas complexas de dados como é o caso dos Objetos DataSet presente no Framework .Net.

A Web é o ambiente em que vemos o padrão XML se aplicando em larga escala, por este motivo neste artigo veremos como trabalhar com este tipo de arquivo no PHP. Conheceremos as classes nativas da linguagem, seus principais métodos e recursos e como tirar o melhor proveito deles.
Eu poderia ficar o artigo todo elencando as diversas tecnologias que lançam mão de arquivos XML em sua composição, mas ao invés disto vamos ver como manipulá-los na prática.

 

Resumo do Devman

Business to Business - B2B é o nome dado ao comércio eletrônico associado a operações de compra e venda, de informações, de produtos e de serviços através da Internet ou através da utilização de redes privadas compartilhadas entre parceiros de negócios, substituindo assim os processos físicos que envolvem as transações comerciais. O B2B pode também ser definido como troca de mensagens estruturadas com outros parceiros comerciais a partir de redes privadas ou da Internet, para criar e transformar assim as suas relações de negócios.

Business to Customer/Client - B2C tem o mesmo sentido de B2B, porém na outra ponta estará a figura do cliente final, aquele que consome nossos produtos ou serviços.

 

Resumo do Devman

            XML (eXtensible Markup Language) é uma recomendação da W3C para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais. É um subtipo de SGML (acrônimo de Standard Generalized Markup Language, ou Linguagem Padronizada de Marcação Genérica) capaz de descrever diversos tipos de dados. Seu propósito principal é a facilidade de compartilhamento de informações através da Internet. Entre linguagens baseadas em XML incluem-se XHTML (formato para páginas Web), RDF, SDMX, SMIL, MathML. (formato para expressões matemáticas), NCL, XBRL, XSIL e SVG (formato gráfico vetorial).

 

Um breve histórico sobre o XML

A origem do XML, ou melhor, de seu pai se é que podemos chamar assim data da década de 60 quando a IBM desenvolveu uma linguagem de marcação de documentos chamada GML. Este nome se deve ao fato de  na época ter sido  desenvolvida por Charles Goldfarg, Edward Mosher e Raymond Lorie. Anos mais tarde surge a SGML (Standard Generalized Markup Language) que veio a ser uma descendente da GML.

A SGML foi inicialmente concebida para permitir a partilha de documentos e sua  leitura por máquinas em projetos de grande dimensão governamentais e na indústria aeroespacial. Estes documentos  necessitavam permanecer legíveis por várias décadas. Por vota de 1993, o World Wide Web Consortium (W3C) começou a trabalhar em uma linguagem de marcação que combinasse a flexibilidade da SGML com a simplicidade da HTML. A idéia principal era poder criar uma linguagem que pudesse interagir com diversos softwares e que pudesse ser integrada a diversas linguagens.

Alguns pontos deveriam fazer partes desta nova linguagem como, por exemplo: possibilidade de criação de ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo