Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Aprenda a utilizar a API do microblog Twitter, permitindo a criação de aplicações que possibilitem interação direta com o mesmo, ou facilitem o trabalho de postagem;


Para que serve

Exibir e descrever de maneira simples e objetiva, maneiras de tirar proveito dos recursos da API do Twitter, permitindo que seja possível criar aplicações específicas para manipulação e gerenciamento do mesmo, ou adicionar recursos a uma determinada aplicação já existente.


Em que situação o tema é útil

Desenvolvimento de utilitários, gadgets ou recursos extras de software. Interatividade e estudo sobre API’s de desenvolvimento.

Resumo do DevMan

O crescimento da comunicação virtual tem se expandido consideravelmente nos últimos anos, várias redes sociais têm surgido, porém, o Twitter vem se destacando como uma ótima fonte de informações, entretenimento e porque não dizer de negócios. Grandes empresas têm realizado constantes estudos para a utilização do Twitter como forma de se beneficiar, obtendo lucratividade, exibindo novidades e diferenciais de mercado. Pela web é possível encontrarmos centenas de programas e/ou utilitários que nos auxiliam na ação de “twittar”. Neste artigo, veremos um exemplo de como interagir com sua API e criar nossa própria interface de interação.

Como sabemos, já há algum tempo um novo modelo de rede social vem ganhando enorme espaço na web. Antes tínhamos Orkut e MySpace por exemplo, porém a grande onda do momento agora é a rede social Twitter. Para quem ainda não conhece, o Twitter funciona como uma espécie de mini-blog, ou micro-blog, um diário eletrônico, onde a principal pergunta é: What are you doing? ou O que você está fazendo? Muitos apenas respondem a esta simples pergunta. Outros utilizam este meio para exibir informações, descrever fatos ocorridos em seu dia-a-dia, novidades das mais variadas ou mesmo organizar movimentos, protestos entre tantas outras funcionalidades.

Para termos uma ideia, esta ferramenta tem tido um crescimento tão acelerado, que até os principais meios de comunicação do país têm aderido a ela. É possível encontrar na rede: jornais, atrizes, atores, músicos, humoristas, esportistas, desenvolvedores e muito mais. Com isto, temos grandes benefícios, pois nunca foi tão fácil interagir com pessoas que você nunca imaginava poder conversar, além de obter um grande volume de informações de forma extremamente rápida. O mais interessante de tudo é que estas informações são vistas pelas pessoas praticamente em tempo real.

Nota: Mas o que isso tem a ver com o Delphi? Empresas usam o Twitter para divulgar sua marca, seus novos produtos, suas notícias, enfim, manter seus clientes conectados, a par de suas ações, atividades. Isso está sendo levado muito a sério, vemos nos meios de comunicação que a cada dia, empresas aderem ao Twitter. Como desenvolvedor Delphi, podemos integrar ao nosso produto (software) formas de interagir a empresa cliente com o Twitter, ou seja, nosso cliente com os clientes deles. E obviamente, nós com nossos clientes.

Com todo esse crescimento e popularidade, a onda agora tem sido criar ferramentas, gadgets, entre muitas outras funcionalidades em conjunto com o Twitter. Os próprios navegadores, como o Mozilla Firefox, já possuem plugins como o Twitterfox (https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/5081), por exemplo, que tornam a ação de “twittar” bem mais ágeis, permitindo a utilização por meio da barra de tarefas do próprio Mozilla Firefox.

Nota do DevMan

Gadget (do Inglês: geringonça, dispositivo) é uma gíria tecnológica recente que se refere, genericamente, a um equipamento que tem um propósito e uma função específica, prática e útil no cotidiano, chama-se também de gadget algum pequeno software, pequeno módulo, ferramenta ou serviço que pode ser agregado a um ambiente maior.

Sendo assim, irei abordar neste artigo um pequeno exemplo prático e objetivo de como utilizar os recursos de ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo