Artigo Clube Delphi 115 - Dicas de Delphi for PHP

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Trataremos neste artigo algumas dicas com a ferramenta Delphi for PHP. O principal objetivo é mostrar de forma clara e objetiva a solução de problemas que ocorrem em determinados projetos do nosso dia-a-dia, como a necessidade de usar código JavaScript e garantir a segurança da aplicação.

Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

[lead]Do que trata o artigo

Trataremos neste artigo algumas dicas com a ferramenta Delphi for PHP. O principal objetivo é mostrar de forma clara e objetiva a solução de problemas que ocorrem em determinados projetos do nosso dia-a-dia, como a necessidade de usar código JavaScript e garantir a segurança da aplicação.

Para que serve

As técnicas aqui apresentadas podem ser aplicadas nos mais diferentes tipos de projetos Web com PHP. Por exemplo, o uso de JavaScript pode incrementar a experiência do usuário incluindo funcionalidade client (que roda no browser), sem que precise ser feita uma requisição ao servidor. A integração com o Google Maps pode trazer uma série de benefícios ao seu site, por exemplo, a capacidade de exibir detalhadamente a localização de clientes, a partir de seus endereços.

Em que situação o tema é útil

Ao desenvolver sites PHP, você precisará utilizar muitas das dicas apresentadas neste artigo. Cada recurso tem sua melhor utilidade em cada situação, Mapas do Google são úteis em diversos casos, desde a indicação da localização de estabelecimentos, até como plataforma para criação de serviços de rastreamento. O DBGrid é a forma mais útil e fácil de exibir dados em formulários Web, como veremos aqui. Com o advento do AJAX, conhecer e usar JavaScript tornou-se um diferencial em qualquer aplicação Web. Autenticar usuários é tarefa básica de qualquer site, e veremos que com o Delphi for PHP, essa tarefa se torna bastante simples.

Resumo do DevMan

Programadores PHP sempre foram acostumados a programar tudo no “braço”, apesar de existirem IDE’s e ferramentas como o ZEND e o Eclipse que facilitam esse processo. Normalmente desenvolver sites com PHP consiste em escrever código para todas as funcionalidades da página. Em contrapartida, ao desenvolver com Delphi for PHP, temos o suporte de um IDE onde podemos utilizar componentes e desenvolvimento visual, configurar propriedades, utilizar um designer e muito mais. O lançamento do Delphi for PHP foi uma grande evolução. Um dos objetivos deste artigo é mostrar situações comuns no desenvolvimento com PHP básico, porém apresentando como é bem mais simples desenvolver agora na ferramenta Delphi For PHP. [/lead]

A maioria dos programadores PHP sempre realizou todas suas tarefas no “braço”. Qualquer projeto, por menor que fosse, já nos gerava um certo trabalho. Apesar disso, o PHP sempre foi a linguagem favorita para o desenvolvimento Web, principalmente se a compararmos com o ASP clássico. O PHP apresenta uma maior produtividade e até mesmo performance. Apesar de termos alguns IDE’s para PHP, sem dúvida o Delphi for PHP é um dos que apresenta os melhores recursos de desenvolvimento visual, além de um excelente framework. Com isso, temos um IDE produtivo, aliado a uma excelente linguagem de desenvolvimento Web.

Neste artigo apresento soluções para as principais situações que ocorriam em meu dia-dia de desenvolvimento de web sites com PHP. Além disso, coloquei aqui algumas soluções para dúvidas comuns que costumo receber por email. Comprovaremos que desenvolver aplicações para Web com Delphi for PHP é tão simples e intuitivo quanto o desenvolvimento de aplicações Win32 com VCL.

[subtitulo]Criando os projetos demonstrados neste artigo[/subtitulo]

Antes de iniciarmos é importante você entender como proceder para criar um projeto no Delphi for PHP. Para aqueles que já possuem conhecimento da ferramenta, sugiro já ir avançando nos tópicos. Partindo do princípio que você já tenha realizado o download e a instalação do Delphi For PHP (veja seção Links), execute o mesmo, clique em Arquivo>Novo>Aplicação e em seguida Arquivo>Salvar Todos. Escolha um diretório de sua preferêemncia e altere o nome de sua unit para index.php. Logo após salve seu projeto. A cada dica será criado um novo projeto.

[nota]Nota: O PHP trabalha com o servidor Apache, por padrão a maioria dos servidores (Apache) são configurados para sempre procurar o arquivo com nomenclatura “index”, seja index.html ou index.php, por isso é de extrema importância que você saiba que o nome de sua página inicial deverá se chamar index.php. [/nota]

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?