Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Artigo no estilo: Curso

Do que trata o artigo

Elaborar uma aplicação completa utilizando recursos do novo Delphi 2010 e possibilitando o conhecimento suficiente para desenvolver qualquer aplicação baseada na arquitetura Cliente-Servidor, aplicando a tecnologia de acesso a dados do novo DBX juntamente com o banco de dados Firebird.


Para que serve

Desenvolver qualquer tipo de aplicação baseada na arquitetura cliente-servidor aplicando boas práticas de desenvolvimento, utilizando alguns dos mais novos recursos do Delphi 2010 e unindo a alta performance de acesso a dados do DBX com o mais novo driver de conexão nativo ao Firebird.


Em que situação o tema é útil

Os recursos aqui apresentados podem ser aplicados a qualquer tipo de aplicação cliente/servidor, fazendo com que tenhamos uma alta performance em nossas aplicações, usando boas práticas de programação, poupando também tempo de desenvolvimento e manutenção de aplicações.

Resumo do DevMan

Com o lançamento do Delphi 2010, várias tecnologias foram atualizadas e outras surgiram. Aqui na Revista ClubeDelphi, sempre que uma versão do Delphi é lançada, procuramos trazer um exemplo prático para demonstrar essas novas tecnologias em ação. Um dos nossos cursos mais populares em vídeo ganha agora uma nova versão atualizada aqui na revista, onde veremos como construir um sistema completo de Locadora, passo a passo. Partiremos do básico, pelo banco de dados e formulários base. Adiante, além da aplicação Win32, também faremos um módulo Web para o sistema, integrando duas plataformas em uma mesma solução.

Estamos iniciando neste artigo um mini-curso onde desenvolveremos um projeto, baseado em um projeto existente (veja links), porém utilizando os novos recursos do Delphi, como a nova tecnologia de acesso a dados do novo DBX Framework, conexão nativa com o Firebird através do novo driver, utilização de Ribbon Controls e futuramente um módulo de integração Web ASP.NET em Delphi Prism. Aplicaremos também recursos já conhecidos no mundo OO e que infelizmente são pouco adotados pelos desenvolvedores Delphi, como a herança e encapsulamento, por exemplo.

Nesta primeira parte abordaremos a modelagem do BD, conhecendo e aprofundando-se nos recursos de bancos de dados. Iremos primeiramente ver a definição de domínios, criação das tabelas e a criação das constraints. Também começaremos nesta primeira parte a implementação da aplicação, realizando a criação do banco de dados e do formulário base que será utilizado com herança. Utilizaremos o novíssimo Delphi 2010 juntamente com Firebird 2.0.

Modelando o banco de dados

A Figura 1 apresenta o modelo do banco de dados do nosso projeto. Para entendermos a composição do banco de dados, faremos uma breve explicação sobre as tabelas da Figura 1, no entanto a nossa aplicação será muito simples. Primeiramente temos a tabela de CLIENTE que propositalmente foi criada com dois campos para não termos um cadastro de clientes muito extenso, porém, você pode simplesmente adicionar outras tabelas como endereço, bairro, cidade, estado, ou mesmo criar os campos específicos referentes à localização na própria tabela.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo