Artigo Clube Delphi 59 - Curso de manipulação de imagens com o Delphi

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 59.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 59. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Curso de manipulação de imagens como Delphi

Parte 3 -Transição de imagens

 

Na edição 58, aprendemos como criar filtros básicos sobre imagens digitais. Neste último artigo da série, vamos aplicar nossos conhecimentos para fazer a transição entre duas imagens, um efeito muito útil para, por exemplo, a transição suave de telas.

 

Fusão de imagens= fusão de pixels

Fazer a fusão de duas imagens nada mais é do que juntar duas imagens, colocando uma sobre a outra. Seria o mesmo efeito que pegar duas imagens impressas sobre um papel muito fino, colocar uma sobre a outra e olhar em direção a uma luz, onde as duas imagens aparecem superpostas. A fusão de duas imagens é um efeito muito utilizado no cinema e na TV, na transição de uma cena para outra. No computador, a fusão de imagens é uma boa solução para transição suave de telas. Mas como fazer a fusão de imagens digitais?

Vamos relembrar um pouco nossos conhecimentos sobre imagens digitais. As imagens são divididas em pontos de mesmo tamanho, chamados de pixel. Armazenamos, para cada pixel, o valor de sua cor na forma das três cores básicas: vermelho, verde e azul (RGB). Agora imagine duas imagens digitais de mesmo tamanho. Se sobre pusermos as duas, é fácil perceber que cada pixel (x,y) da imagem 1 ficará sobre o mesmo pixel (x,y) da imagem 2. Logo, podemos fazer a fusão de duas imagens de mesmo tamanho, fundindo cada pixel individualmente.

 

Fundindo pixels

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?