Artigo Clube Delphi 60 - IBExpert Total

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 60.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 60. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem_pdf.jpg

IBExpert Total

Explore ao máximo os recursos do melhor administrador para bancos Firebird e IB

Podemos encontrar na internet diversas ferramentas para manutenção e administração de bancos de dados Firebird e InterBase. Alguns exemplos são: IBExpert, IBAdmin, IBAccess, FlameRobin etc. Algumas dessas ferramentas são gratuitas, outras não, sendo as ferramentas “comerciais” as mais completas. Entre elas, minha favorita é o IBExpert, não só pela quantidade de recursos oferecidos, como também pela interface agradável e intuitiva. Um outro ponto importante que o diferencia das outras ferramentas comerciais é a disponibilidade de uma versão personal gratuita, com algumas restrições de funcionalidade. Note que, mesmo na versão “free”, ele supera em recursos todas as outras ferramentas “open source” disponíveis atualmente.

O número de funcionalidades do IBExpert é tão grande que a maioria dos seus usuários não conhece ou explora todos os seus recursos. Este artigo foca justamente os recursos “pouco conhecidos”, mas muito interessantes. Não abordarei tarefas simples, como criar tabelas, campos, regras de integridade etc., pois esse assunto foi discutido em edições passadas e são tarefas executadas facilmente através da interface do programa.

Baixando e instalando

Neste artigo utilizaremos a versão Full do IBExpert. Para quem não tem o IBExpert registrado, recomendo baixar a versão de avaliação (trial) do produto no site www.ibexpert.com. Ela funcionará por 45 dias, sem limitações. Se após esse período você não quiser registrar o produto, ainda tem a opção de baixar e utilizar a versão gratuita, mas a maioria dos recursos discutidos neste artigo não está disponível nela.

Documentação

Poucos sabem disso, mas o IBExpert possui uma extensa documentação sobre as funcionalidades do programa. Para acessá-la, basta estar conectado na internet e pressionar F1 na IDE do IBExpert, ou então acessar o endereço www.ibexpert.info/documentation. Como a documentação é toda em HTML, ela pode ser baixada localmente para o computador e acessada através de um browser.

Registro de banco de dados

Para facilitar o trabalho do DBA, o IBExpert permite registrar os bancos de dados que serão utilizados, bem como os parâmetros de configuração e acesso de cada banco. Note que esse registro é particular do IBExpert e utilizado somente por ele. A tela de registro de um novo banco de dados pode ser acessada digitando-se Shift-Alt-R ou através do menu Database|Register Database. Além das informações básicas de acesso (usuário, senha etc.), existem algumas outras configurações importantes:

General

·            Server Version: Especifique aqui qual a versão do servidor de BD está sendo utilizada. O IBExpert suporta várias versões do Firebird, do InterBase e do Yaffil. A interface e os recursos do programa são adaptados de acordo com o tipo do servidor, disponibilizando somente o que é suportado pelo servidor escolhido;

·            Always capitalize database objects names: Recomendo sempre estar com essa opção ativada. Ela faz com que o IBExpert converta automaticamente todos os nomes de objetos criados no banco de dados para usar letras maiúsculas.

 

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?