Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 60. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

ecifique aqui qual a versão do servidor de BD está sendo utilizada. O IBExpert suporta várias versões do Firebird, do InterBase e do Yaffil. A interface e os recursos do programa são adaptados de acordo com o tipo do servidor, disponibilizando somente o que é suportado pelo servidor escolhido;

·            Always capitalize database objects names: Recomendo sempre estar com essa opção ativada. Ela faz com que o IBExpert converta automaticamente todos os nomes de objetos criados no banco de dados para usar letras maiúsculas.

 

Additional

No item Additional encontramos opções que agilizam o acesso e manutenção de bancos de dados remotos, acessados através de rede de baixa velocidade, como por exemplo, a Internet. Recomendo ativar as seguintes opções:

·            Use metadata cache: Faz com que o IBExpert grave localmente a configuração da estrutura do banco de dados, evitando fazer pesquisas constantes no banco;

·            Disable plan request in SQL Editor: Não recupera/mostra o plano de acesso utilizado nas consultas;

·            Disable performance analysis: Não coleta/mostra informações de performance nas consultas;

·            Disable object descriptions in hints: Não exibe a descrição dos objetos nos hints.

 

Log files/Metadata Changes

·            Enable Logging Metadata Changes: Se estiver ativado, você deve fornecer um nome para o arquivo que armazenará todas as alterações de estrutura realizadas dentro do IBExpert. É um ótimo recurso para ajudar a construir scripts de atualização de banco de dados, pois qualquer alteração de metadata que você realizar ficará registrada nesse arquivo.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo