Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 62. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

ramentas de linha de comando, trazendo os componentes essenciais para rodar o MySQL em uma máquina com Windows;

 

.Windows: contém todos os arquivos binários com o assistente de instalação do servidor MysQL;

 

.Without installer: contém todos os arquivos binários do MySQL, sem instalador. A instalação deve ser feita manualmente, o que basicamente consiste em descompactar os arquivos para um diretório.

 

MySQL AB

É a empresa desenvolvedora e proprietária do MySQL, como também das ferramentas de administração do banco: MySQL Administrator e MySQL Query Browser. Foi fundada nos anos 80, na Suécia, pelos suecos David Axmark, Allan Larsson e Michael Widenius.

 

Neste artigo usaremos o pacote chamado Windows Essentials (x86). Basta baixar o arquivo mais recente e executá-lo. Toda a instalação do produto é feita através de um assistente. Escolha a opção Typical e dique em Install. No final marque a opção Configure the MySQL Server now para que o assistente o auxilie na configuração do servidor.

Na tela de seleção do tipo de configuração, escolha a opção Detailed Configuration para que você possa apontar todos os passos detalhadamente. Aqui podemos indicar como o servidor irá rodar (ambiente de desenvolvimento, servidor tradicional ou servidor dedicado) e informar detalhes sobre a instância, como suporte a transações, número médio de conexões concorrentes, porta TCP/IP, Character Set, configurações de serviço etc. Não se preocupe com as várias opções de configuração disponíveis, você pode manter as que estão marcadas por padrão.

 

Dica: Na tela de opções de segurança é aconselhável alterar a senha do usuário root, por questão óbvia de segurança. O usuário root é o usuário administrador do servidor MySQL. Neste artigo usaremos a senha "root”.

 

Criando um banco de dados

Por padrão, o MySQL traz consigo uma ferramenta de linha de comando para que possamos criar e administrar um banco de dados. Você pode acessá-la através do atalho MySQL Command Line Client, disponível no menu Iniciar>Programas>MySQL>MySQL Server4.1. Ao entrar na janela de prompt, digite a senha do usuário root para conectar ao servidor.

 

Nota: Para consultar os comandos disponíveis na ferramenta, digite "help" ou o caractere "?”.

 

O MySQL Command Line Client não difere letras maiúsculas de minúsculas. A seguir temos um exemplo de instrução SQL que pode ser executada dentro do prompt de comando:

 

select version(), user(), current_date(), now();

 

O comando anterior retoma a versão do servidor, o usuário conectado, data e hora corrente. Funções internas do MySQL, como user e now, devem ser utilizadas com parênteses,obedecendo a sintaxe do banco. Para visualizar os bancos que estão criados no MySQL, use o comando"Show Databases”. Para digitar vários comandos SQL utilize o caractere ";”,  que indica o fim de uma instrução.

Para criar um novo banco de dados chamado "ClubeDelphi”, digite o seguinte código:

 

CREATE DATABASE CLUBEDELPHI:

 

O fato de termos criado um novo banco não significa que estejamos conectados a ele. É preciso digitar o comando "Use clubedelphi" para acessá-lo.

O MySQL possui suporte a diversos tipos de dados diferentes, entre eles Smallint, integer, bigint, float, numeric, timestamp, time, year, varchar, blob,  etc. Para a coluna definida com um dos tipos integer suportados, o MySQL permite a atribuição da opção Autoincrement a essa coluna, para que seu valor seja incrementado automaticamente.

 

Nota: Para ter acesso às informações sobre todos os tipos de dados suportados pelo MySQL, veja o capítulo 11 - Column Types do manual de referência do MySQL (dev.mysql.com/doc/mysql/en/column-types.html).

 

Para criar uma tabela no banco de dados clubedelphi utilize o comando CreateTable, como no exemplo a seguir:

 

CREATETABLE CLIENTES (

    ID INT NOT NULL,

    NOME VARCHAR(30) NOT NULL,

    EMAIL VARCHAR(50),

    PRIMARY KEY(ID));

 

Para visualizaras tabelas criadas no banco de dados utilize o comando "Show Tables". Para visualizar os metadados de uma tabela específica, como a tabela Clientes, digite "Describe Clientes;”.

 

Nota: O MySQLé um banco de dados relacional que suporta instruções SQLpadrão ANSI/ISO SQL, isso é, você pode usar os comandos SQLpadrão para manipular e gerenciar o banco, como instruções DML (Select, Insert,

Update e Delete) e DDL (Create, After e Drop).

 

Vamos inserir alguns registros na tabela Clientes para que possamos visualizá-los e editá-los mais tarde a partir do Delphi. Para adicionar novos registros, digite os seguintes códigos de inserção:

 

INSERT INTO CLIENTES

    VALUES (1, 'Everson Volaco',

              'everson@rhealeza.com.br');

INSERT INTO CLIENTES

    VALUES (2, 'Clube Delphi',

              ‘admin@clubedelphi.net');

INSERT INTO CLIENTES

    VALUES (3. 'Natalia da Silva',

              'natalia@yahoo.com');

 

Digite "select * from Clientes;" para exibir os dados inseridos.

 

Ferramentas para administração

Como você pode ver, é possível administrar o servidor MySQL usando apenas a linha de comando. No entanto, você pode querer usar uma ferramenta gráfica para gerenciar o servidor de uma forma mais produtiva, Hoje existem diversas ferramentas gráficas para administração de banco de dados MySQL, disponíveis na internet. Entre as principais destaco:

 

. MySQL Administrator (MySQL AB): www.mysql.com/products/administrator;

 

.MySQL Query Browser (MySQL AB): dev.mysql.com/downloads/query-browser;

 

.MySQL Front (Star-Tools GmbH): ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo