DevMedia - asp.net, Java, Delphi, SQL e web Design, tudo em um só lugar!
Bem vindo a DevMedia!
LOGIN:     SENHA:
 
 
DevWare  
Novidade: DevMedia lança o DevWare - Saiba mais!


  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da ClubeDelphi DIGITAL
ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!

Artigo Clube Delphi 66 - Structured Query Language

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 66.

[fechar]

Você não gostou da qualidade deste conteúdo?

(opcional) Você gostaria de comentar o que não lhe agradou?

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 66. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem_pdf.jpg

Structured Query Language

Parte IV - Comandos DCL e Views

No começo do nosso curso (edição 63), apresentamos os comandos da DDL (Data Definition Language) que gerenciam Domínios, Tabelas e Índices. Na edição 64, apresentamos os comandos da DML (Data Manipulation Language) que englobam a inclusão, alteração, exclusão e consulta de registros. Na edição passada (65), aprofundamos os conhecimentos sobre os comandos de consulta.

Nesta última parte do curso, são mostrados os comandos que permitem criar/alterar visões, os comandos Grant e Revoke que fazem parte da DCL (Data Control Language, ou Linguagem de Controle de Dados) e, visando facilitar a consulta ao material dado durante o curso, um resumo geral dos comandos SQL.

Apenas recordando o que já havia sido comentado, a criação de view faz parte da DDL, entretanto ela depende também do comando Select, que faz parte da DML, por isso optamos por abordar o tema apenas neste artigo.

Visões (views)

Uma visão, ou uma view, é uma “tabela virtual”, cujo conteúdo é definido através de um comando de seleção (select). Não é uma tabela física, mas um conjunto de instruções que retorna um conjunto de dados.

Uma view é idêntica a uma tabela comum, podendo algumas vezes até mesmo fazer o papel de uma, a diferença é que permite visualizar os dados existentes de uma forma mais simples e segura, já que possibilita, por exemplo, filtrar registros e colunas.

As views também são uma importante ferramenta para simplificar suas instruções de seleção: ao invés de várias sub-consultas, pode-se encapsular toda a lógica dentro de uma view, tornando assim o código final da instrução mais legível. São utilizadas para realizar tarefas como:

·     Restringir o acesso dos usuários;

·     Filtrar colunas e os registros;

·     Limitar o acesso a determinadas partes banco de dados;

·     Independência dos dados.

 

Existem dois tipos de views:

·     View Update: quando a view pode ser editada/atualizada, ou seja, é nesse caso que ela se comporta como se fosse uma tabela comum. Para que isso seja possível, todos os campos obrigatórios, ou seja, aqueles com restrição Not Null, precisam fazer parte da visão;

·     View Read-Only: quando o resultado não pode ser editado, ou seja, pode ser apenas consultado.

 

A sintaxe para a criação de visões é apresentada a seguir. A descrição dos argumentos é dada na Tabela 1.

 

"
A exibição deste artigo foi interrompida.

  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da ClubeDelphi DIGITAL
ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!


é Mestre em Ciência da Computação pela UFSC. Professor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) nos campus de Santa Maria e Cachoeira do Sul. Sócio-diretor da dotBR Soluções em TI (www.dotbr.com.br), empresa que presta serviços de desenvolvimento de sistemas e de consultoria em Bancos de Dados e M...
O que você achou deste post?

    0 COMENTÁRIO

[Fechar]

Este post é fechado - você precisa ter acesso ao post para incluir um comentário.


Nenhum comentário foi postado - seja o primeiro a comentar!
Cursos relacionados
Publicidade
[Fechar]

Você precisa estar logado para dar um feedback.

Clique aqui para efetuar o login
[Fechar]


Este post está fechado. Saiba mais sobre a assinatura MVP!
web-03
DevMedia  |  Anuncie  |  Fale conosco
Hospedagem web por Porta 80 Web Hosting
2013 - Todos os Direitos Reservados a web-03