Artigo Clube Delphi 69 - Acesso ao BD no Delphi

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo publicado pela ClubeDelphi edição 69.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 69. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Acesso a BD no Delphi 2006

Novidades no Data Explorer, dbExpress e BDP

 

O Delphi 2006 traz inúmeras novidades no desenvolvimento de aplicações para bancos de dados, tanto para desenvolvimento Win32 (VCL) quanto para .NET. Temos atualizações no dbExpress, BDP (Borland Data Provider), melhorias no IDE, Connection Pooling, novos drivers e muitos outros recursos.

 

dbExpress

Como sabemos, o dbExpress é a tecnologia de acesso a dados que traz independência no desenvolvimento de aplicações que utilizam BD, sendo muito utilizado por empresas que têm sistemas que precisam trabalhar com vários tipos de servidores. O uso dessa tecnologia torna o desenvolvimento rápido, barato e com alta performance.

No diretório \Demos existem diversos exemplos de aplicações utilizando dbExpress, fique a vontade para estudar todos esses exemplos. O desenvolvimento com dbExpress está disponível para Delphi Win32, Delphi for .NET e C++ Builder, e incluí várias novidades, conforme destacaremos ao longo deste artigo.

 

Data Explorer

O Data Explorer do IDE permite um fácil gerenciamento e manutenção de objetos do banco de dados, fornecendo uma maneira simples para consultar / modificar a estrutura de tabelas, executar comandos SQL, migrar dados etc.

Até o Delphi 2005, só era possível utilizar o Data Explorer para gerenciar bancos de dados que tivessem uma conexão BDP (.NET).  Podíamos então utilizar o recurso de drag and drop durante o desenvolvimento, ao arrastar conexões e tabelas para o designer, os componentes BDP eram gerados e configurados automaticamente.

Uma grande melhoria no IDE é que agora é possível utilizar o Data Explorer para gerenciar BDs usando conexões dbExpress! Todos os recursos já disponíveis para BDP, como o recurso de drag and drop, migração de dados, execução de comandos SQL etc., podem ser utilizados com dbExpress (Figura 1).

 

Figura 1"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?