Artigo Clube Delphi 69 - Delphi 2006

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo publicado pela ClubeDelphi edição 69.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 69. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Delphi 2006

Overview e Novidades do IDE

Em novembro estive na Borland Developer Conference 2005 em San Francisco, onde pude acompanhar de perto o lançamento do Delphi 2006. Foram várias as sessões abordando as novidades da mais nova versão do Delphi, que agora compõe o Borland Developer Studio 2006, juntamente com o C# Builder 2006 e o C++Builder 2006.

Neste artigo veremos tudo o que há de novo no IDE, incluindo VCL GuideLines, Live Templates, melhorias no editor de código, novidades no suporte ao ASP.NET, desenvolvimento .NET e Win32 e muito mais! Em especial, vou comentar tudo o que assisti em uma palestra de 5 horas, ministradas por alguns dos principais arquitetos do Delphi (Allen Bauer, Dany Thorpe, Anders Ohlsson e John Kaster).

Borland Developer Studio 2006

Antes de começar, vou explicar um pouco a atual situação do Delphi para que eu possa conduzir o restante deste overview. A Borland, por volta de 2001, anunciou os seus planos para a criação de um IDE único que suportasse várias linguagens. O codinome do projeto dado na época, para quem lembra, foi “Galileo”. O projeto veio à tona com o lançamento do C#Builder 1.0. O C#Builder, ferramenta Borland para desenvolvimento de aplicações .NET com o C#, usava o Galileo como IDE base, que passou a ser chamado a partir daí de Borland Developer Studio 1.0 (BDS).

No ano seguinte, a Borland anunciou o Delphi 8, com suporte ao .NET Framework. O Delphi 8 estava “hospedado” na versão 2.0 do Borland Developer Studio. Em 2005, a Borland “unificou” o Delphi for .NET (D8) e o C#Builder no BDS, na sua versão 3.0. Além disso, foi adicionado o suporte ao Delphi Win32 (D7), além de uma série de outras novidades como vimos na edição 57 da Revista ClubeDelphi, incluindo ECO 2, novos componentes ASP.NET, ALM, StarTeam, Refactoring, Deploy Manager, History Manager etc. Apesar do nova IDE ser uma “união” de três linguagens (chamadas de “personalidades”), o nome comercial dado foi “Delphi 2005”, suportando C#, Delphi for .NET e Delphi Win32.

A partir de agora o nome utilizado para referenciar o IDE é Borland Developer Studio 2006 (a versão 4.0), previamente conhecido pelo codinome “Dexter”. O BDS 2006 comporta agora quatro produtos em um só (ao adquirir qualquer um deles, você tem direito a utilizar os demais gratuitamente):

• Delphi 2006 - Win32;

• Delphi 2006 - .NET;

• C# Builder 2006;

• C++ Builder 2006 (nova personalidade suportada agora no BDS 4.0);

É claro, devido à popularidade da “marca” Delphi, muitas referências ao BDS 4.0 são feitas com o nome “Delphi 2006”. O “DeXter”, conforme reforça o próprio nome, é a décima versão do Delphi.

 

Nota: Pouco antes do fechamento desta edição, a Borland anunciou em seu site que a personalidade C++ seria lançada na forma de um “Preview” no BDS 2006”, com posterior update, conforme consta no link http://bdn.borland.com/article/0,1410,33404,00.html

Delphi 2006: Missão

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?