te em áreas como software embutido em equipamentos eletrônicos, jogos, comunicação com hardware, protocolos de comunicação e sistemas em tempo real, entre outras.

Algumas características dessa linguagem, como sua sintaxe, a manipulação direta da memória, a utilização intensiva de ponteiros, a possibilidade de usar herança múltipla, entre outras, acabam por “assustar” aqueles que estão começando ou que estão acostumados com outras linguagens mais “amigáveis”. Por isso, um ambiente de desenvolvimento que auxilie a controlar essa complexidade é de extrema importância.

C# e Java herdaram grande parte da sintaxe do C++, embora tenham excluído várias características consideradas “perigosas”, como os ponteiros e a herança múltipla. Só para lembrar aos mais antigos (ou para informar aos mais novos), o próprio Windows foi feito em C/C++.

É por isso que quando usamos a API do Windows temos que passar parâmetros um tanto quanto estranhos, como strings terminadas com o caractere nulo (ASCII 0) e ponteiros para estruturas. E para os Delphianos, ao chamar uma DLL feita em C/C++, às vezes temos que lembrar de declarar as funções com o especificador ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo