Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 71. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

img

MsoCaption style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">Figura 1. Construção interativa de Message Dialogs com o GExperts

 

Uma outra funcionalidade bastante interessante desse kit é conhecida como Grep e é utilizada para realizar buscas nos arquivos. Estendendo o famoso Find in files do Delphi, podemos realizar buscas em arquivos DFM / XFM, utilizar expressões regulares, procurar em diretórios específicos, nos arquivos do Project Group ativo, ignorar comentários etc. Além disso, os resultados aparecem de maneira muito mais atrativa e inteligível.

Dentre outros recursos, também devemos destacar a possibilidade de realização de backup dos projetos de maneira bastante fácil, o que, para quem não usa uma ferramenta de controle de versões, é indispensável. Existem ferramentas também para, por exemplo, apagar todos os arquivos inúteis em determinados diretórios, como backups feitos pelo Delphi e arquivos temporários (Figura 2).

 

img

Figura 2. Limpeza de diretórios com o GExperts

 

Ainda nessa linha, o Favorite Files introduz um navegador de arquivos favoritos dentro do ambiente e permite diversas operações sobre os mesmos, como uma pré-visualização rápida.

Um dos pontos fortes do kit certamente está relacionado às melhorias no Form Designer. Para, por exemplo, organizar os Tab Orders dos componentes, contamos com uma janela que nos mostra todos os controles do formulário atual através de um Treeview, além de sugerir uma ordem baseada nas posições dos elementos na janela. Em outras palavras, poupamos muito tempo desnecessário na configuração dessa propriedade que quase sempre é utilizada.

Além disso, podemos trocar todos os componentes de determinada classe (ex.: TEdit) no formulário ativo ou em todo o projeto, por outra semelhante (ex.: TMaskEdit ou TDBEdit), apenas especificando-as em uma janela.

Imagine como seria fácil trocar todos os DBGrids do projeto por um novo tipo, adquirido pela empresa. E ainda mais, podemos renomear componentes automaticamente quando são adicionados ao formulário, através de regras, para adicionar, por exemplo, prefixos como “btn”, para Buttons, e “cds”, para ClientDataSets.

No que se refere a melhorias no Code Editor, o GExperts também é fantástico. Certamente, um dos recursos mais utilizados é conhecido como Code Proofreader (“Revisor de Código”). Com ele, é possível definir, de maneira bastante completa, palavras que serão automaticamente corrigidas ou substituídas no momento da digitação, além da manutenção de um histórico de cada modificação feita (Figura 3).

 

img

Figura 3. Configuração do ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo