própria imagem, basta baixar o arquivo no endereço para download deste artigo.
O arquivo de recursos
Abra o Image Editor do Delphi e crie um novo arquivo de recursos acessando File>New>Component Resource File. Clique com o botão direito sobre Contents, acesse New>Bitmap e insira três imagens usando os dados da Tabela 1.
Name |
Width |
Height |
Colors |
ESTRELAS_VAZIAS |
80 |
15 |
SVGA |
ESTRELAS_CHEIAS |
80 |
15 |
SVGA |
TCINCOESTRELAS |
32 |
32 |
VGA |
Tabela 1. Atributos dos bitmaps que devem ser criados no Image Editor
Cole dentro de cada Bitmap o conteúdo das imagens criadas no Paint (veja a Figura 2). O último Bitmap deve ter o mesmo nome da classe que será criada, senão ele não será usado durante a instalação do componente na paleta. Salve o arquivo de recursos como “CincoEstrelas.dcr”.
Figura 2. Bitmaps criados no Image Editor
A classe 5 estrelas
Crie uma nova unit e digite o código da Listagem 1. Salve-a como “CincoEstrelas.pas”. A lógica do componente consiste em desenhar uma imagem sobre a outra toda vez que o mouse é movimentado ou a propriedade Pontuacao é alterada. Caso o usuário prefira, ainda é possível bloquear o componente para que não mude a pontuação ou ainda só mude a pontuação caso o componente receba um Click.
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