Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 72. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

ineDrawn pixelLineWidth 0">

Figura 1. Janela principal do Automated Build Studio

 

À esquerda estão as operações que podem ser automatizadas, agrupadas por suas categorias. O painel no meio mostra as operações para o projeto atual (Automated Build Studio chama o conjunto de operações para construir uma aplicação de Macro). À direita fica o assistente, um misto de dicas de ajuda e assistente para construir as operações. O assistente mostra links para os arquivos de ajuda, dicas de auxílio e mostra passos para concluir a operação desejada. Criaremos aqui uma pequena aplicação de teste em Delphi 2005 Win32 que mostra uma mensagem quando um botão é clicado:

 

ShowMessage('Botão clicado');

 

No Automated Build Studio, selecione a opção de menu File>New para criar uma nova macro. No painel Operations selecione Borland Compilers e dê um duplo clique em Compile Delphi 2005 for Win32 Project. Isso adiciona uma nova operação ao painel Macro. Dê um duplo clique na operação para abrir suas propriedades. Uma janela semelhante à Figura 2 é aberta.

 

Figura 2. Propriedades da operação para compilação Delphi 2005

 

Clique no botão de reticências na caixa de edição do projeto e selecione o projeto a ser compilado. Clique no botão Load Settings para carregar as configurações atuais do projeto. Na guia Settings você pode alterar as configurações do projeto. A partir desse momento, o que é alterado aqui é independente do que foi configurado no Delphi.

Uma alteração aqui não muda as configurações do Delphi e vice-versa. Na guia Properties preencha a descrição da operação (“Programa principal do projeto”) e um nome único para ela (“CompilaPrincipal”). Ao fechar a caixa de diálogo, a descrição é mostrada na frente da operação no painel Macro. Salve o projeto usando File>Save As, dando o nome de “TestMacro.bbp”.

Execute a macro com F5. O projeto deve ser compilado e a guia Log and Summary deve ser mostrada, como na Figura 3.

 

Figura 3. Guia Log and Summary

 

Na parte superior da janela é mostrado um sumário da execução atual e da última execução com sucesso, de maneira a poder compará-las. Abaixo do sumário, são mostradas as operações da macro e seu resultado. Quando você seleciona uma operação, as mensagens desta são mostradas no log, na parte inferior da janela.

 

Adicionando novas operações

Um projeto simples como esse não vale um projeto de compilação. É muito mais fácil compilá-lo no IDE. Adicionaremos novas operações a ele, sendo que o clique do botão executará uma função numa DLL. Crie uma nova DLL no Delphi, com o código da Listagem 1.

 

Listagem 1. Criando uma DLL no Delphi

library Testdll;

 

uses  Windows;

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo