Artigo Clube Delphi 72 - Automated Build Studio

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 72.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 72. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download deste artigo.

Utilitários

Automated Build Studio

Compilações automáticas de aplicações Delphi, com compactação do EXE e geração do instalador

 

Você está desenvolvendo uma aplicação e ela começa a ficar grande: pacotes, DLLs, componentes etc. Antes que você perceba, a aplicação fica tão complexa que alguns passos para sua geração são pulados: você nota que liberou a versão de debugging para produção ou algum componente está faltando.

Não é chato quando o usuário manda um e-mail dizendo: “Eu instalei a aplicação e, quando a executo, aparece uma mensagem: “função NovaFuncaoNaDLL não encontrada em MinhaDLL.dll. O que estou fazendo de errado?”. Nesse caso, o usuário foi até gentil, muitos não são assim. Esse erro aparece quando você mandou uma nova versão do programa principal com uma velha versão da DLL e a função que foi adicionada na última versão não foi encontrada.

A resposta para esse tipo de problema é uma ferramenta de automatização de compilações, como o Automated Build Studio, da AutomatedQA.

 

Usando o Automated Build Studio

Você pode baixar uma versão de demonstração do Automated Build Studio na página da         AutomatedQA (www.automatedqa.com/products/abs/index.asp). Após instalar e executar o programa, aparece uma tela como a da Figura 1.

 

Figura 1. Janela principal do Automated Build Studio

 

À esquerda estão as operações que podem ser automatizadas, agrupadas por suas categorias. O painel no meio mostra as operações para o projeto atual (Automated Build Studio chama o conjunto de operações para construir uma aplicação de Macro). À direita fica o assistente, um misto de dicas de ajuda e assistente para construir as operações. O assistente mostra links para os arquivos de ajuda, dicas de auxílio e mostra passos para concluir a operação desejada. Criaremos aqui uma pequena aplicação de teste em Delphi 2005 Win32 que mostra uma mensagem quando um botão é clicado:

 

ShowMessage('Botão clicado');

 

No Automated Build Studio, selecione a opção de menu File>New para criar uma nova macro. No painel Operations selecione Borland Compilers e dê um duplo clique em Compile Delphi 2005 for Win32 Project. Isso adiciona uma nova operação ao painel Macro. Dê um duplo clique na operação para abrir suas propriedades. Uma janela semelhante à Figura 2 é aberta.

 

Figura 2. Propriedades da operação para compilação Delphi 2005

 

Clique no botão de reticências na caixa de edição do projeto e selecione o projeto a ser compilado. Clique no botão Load Settings para carregar as configurações atuais do projeto. Na guia Settings você pode alterar as configurações do projeto. A partir desse momento, o que é alterado aqui é independente do que foi configurado no Delphi."

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?