Artigo Clube Delphi 72 - Delphi e Ms-Word

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 72.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 72. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download deste artigo.

Mão na Massa

Delphi e MS-Word

Fazendo mala-direta via OLE

 

Recentemente em um projeto particular, meu cliente precisava enviar cartas e fazer envelopes para seus clientes cadastrados no sistema, então ele perguntou-me como fazer isso pelo sistema. Esse novo requisito levou-me a considerar o que o cliente queria. Ele precisava de um editor de texto com todas as formatações possíveis, ou seja, algo semelhante ao que o MS Word faz.

Existem componentes para Delphi que fazem um ótimo trabalho com editoração de texto, suportando mala direta, tabelas e muito mais. Posso citar aqui a suíte WPTools (www.wptools.com) que é de uma qualidade ímpar, porém não é gratuita.

Como meu cliente possuía uma cópia do Word e era um usuário experiente dele, decidi então fazer meu sistema exportar uma mala-direta para esse editor de textos. Assim, o cliente poderia fazer o texto da maneira que sempre fez, enfim, utilizei o conhecimento já existente do cliente a meu favor.

Neste artigo vamos desenvolver um pequeno exemplo que encapsulará todo o trabalho da geração de uma fonte de dados compatível com o Word e que poderá ser utilizada no desenvolvimento de modelos para mala-direta.

 

Automação OLE

Automação nada mais é do que um contrato (interface), que permite a uma aplicação, o controle sobre outra. Vários programas utilizam essa automação para expor seus objetos e classes de maneira que outros aplicativos, chamados clientes, possam utilizar seus recursos. Um exemplo disso é o Word, através de sua automação, podemos utilizá-lo para que de forma dinâmica criemos textos, recursos de formatação, correção ortográfica etc.

Existe apenas uma única exigência, o aplicativo servidor, em nosso caso o Word, deve estar instalado na máquina do usuário, claro. A maior dificuldade em utilizar OLE está em conhecer a API dos sistemas a serem utilizados.

 

O Framework WordDataSource

O objetivo do framework que construí é permitir que dados de um sistema proprietário possam ser disponibilizados para Word de maneira transparente ao usuário. O framework irá utilizar automação OLE para desenvolver suas tarefas. Na página de download dessa edição encontram-se os fontes completos junto com uma aplicação de demonstração, sintam-se a vontade para alterar os fontes da maneira que desejarem, com isso, abordaremos apenas partes do código que tratam sobre OLE.

Na Figura 1 temos o diagrama de classes do framework.

 

 

Figura 1. Diagrama de classes do WordDataSource

 

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?