Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 73. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

I>exemplo prático, é importante que tenhamos em mente alguns conceitos importantes sobre criptografia, chaves e algoritmos.

 

 

O que é criptografia?

Criptografia (do grego Kryptós,"escondido"e gráphein,"escrever") é geralmente entendida como sendo o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, a menos que seja conhecida a "chave secreta”; o que dificulta seu acesso por alguém não autorizado.

A criptografia é dividida em dois processos: codificação e decodificação.

A codificação é o processo de converter informações para uma forma não legível e a decodificação é o inverso, transformando a informação legível novamente.

Esse processo necessita do uso de uma informação secreta, usualmente chamado de chave. Dependendo do mecanismo de criptografia usado, pode ser utilizada apenas uma chave para codificar e decodificar, ou diferentes chaves, sendo uma para codificar e outra para decodificar.

 

Algoritmos simétricos e assimétrico

Os algoritmos de criptografia são divididos em duas classes: simétricos e assimétricos. A diferença entre eles está na codificação e decodificação. Com os algoritmos simétricos, a mesma chave usada na codificação é utilizada na decodificação, a chave privada. A Figura 1 demonstra o funcionamento desse processo.

 

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo