SQL Server 2005 Express Edition

Utilizando com Delphi a nova versão gratuita do SQL Server

O SQL Server Express Edition é gratuito para desenvolvimento,distribuição e produção.Você pode baixar (a versão mais atual) o arquivo de instalação a partir do site oficial.

Antes de iniciar a instalação você precisa baixar e instalar o Microsoft.NETFramework Redistributable Package, pré-requisito para o funcionamento do SQL Server 2005. Você pode baixar o DotNet 2.0 Redistributable Package a partir (versão mais autal) do site oficial.

A partir do site oficial, é possível ainda baixar a documentação do produto e os exemplos que acompanham o banco de dados.

Instalação do SQL Server 2005

Após baixar e instalar o .NET 2.0, execute o arquivo sqlexpr.exe para que os arquivos necessários sejam extraídos e o processo de instalação seja iniciado. Ao carregar o Setup, aceite o termo de licença e dique no botão Next. Para iniciar a instalação dique no botão Install. No final da primeira etapa da instalação dique no botão Next para que seja realizada a verificação da configuração do sistema de sua máquina.

Clicando novamente em Next,o instalador do SQL Server 2005 abre a janela System Configuration Check,que verifica todos os processos realizados na instalação. Clique novamente no botão Next para continuar o processo de instalação do produto. Informe o nome e empresa na tela Registration Information e mantenha a opção Hide advanced configuration options selecionada.

Clique no botão Next para continuar. Na tela Feature Selection selecione as funcionalidades que deseja instalar. Selecione as opções disponíveis e marque para que todas sejam instaladas em seu disco rígido. Selecione na seção Instalation path o local de destino do SQL Server 2005 (é recomendado deixar a configuração padrão) e clique no botão Next.

Na próxima tela (Authentication Mode) devemos informar o modo como o SQL Server fará a autenticação dos usuárioos. Selecione a opção Mixed Mode e na seção Specify the as logon password below digite uma senha qualquer para o usuário “sa”. Para os exemplos deste artigo utilizamos a senha “clubedelphi” para o usuário “ sa”.

Clique mais uma vez no botão Next para continuar. Na janela Error and Usage Report Settings mantenha as duas opções desmarcadas. Clique em Next e em seguida no botão Install para continuar o processo de instalação.

Aguarde que a janela Setup Progress instale os componentes necessários (o que pode levar alguns minutos) e clique em Next. Pra finalizar a intalação clique no botão Finish na janela Completing microsoft SQL Server 2005 Setup. O SQL Server 2005 é iniciado automaticamente sem a necessidade de reiniciar a máquina.

Gerenciamento do SQL Server 2005

Para gerenciar o SQL Server 2005 Express Edition, a Microsoft disponibilizou a ferramenta SQL Server Management Studio Express. Você pode baixá-la através do mesmo site para download do banco de dados. Será necessário realizar primeiramente, o registro (gratuito) da cópia do seu SQL Server 2005 Express Edition. Vale lembrar que é necessário ter uma conta do Hotmail ou MSN para efetuar o registro.

Após baixar o arquivo SQLServer2005_SSMSEE.msi, dê um duplo clique no mesmo para iniciar a instalação. Clique no botão Next, aceite o termo de licença, entre com as informações para registro (nome e empresa) e execute a instalação a partir do botão Install. Utilizaremos essa ferramenta no decorrer do artigo para criar e gerenciar nossos objetos de banco de dados.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo