Artigo Clube Delphi 75 - 15 Dicas de Delphi

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 75.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 75. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem_pdf.jpg

Win32

15 dicas de Delphi

Dicas de Delphi para desenvolvedores iniciantes

 

Este artigo mostrará 15 dicas de Delphi (Win32) para desenvolvedores iniciantes e intermediários. Veremos os mais variados assuntos, desde o IDE até opções para facilitar a depuração de aplicações. Usuários que estão iniciando com o Delphi ou que possuem pouca experiência no mesmo, terão algumas dicas úteis para uso no dia a dia durante o desenvolvimento.

 

Nota: Todas as dicas são focadas no Delphi 7, porém, a maioria pode ser aplicada em qualquer versão do Delphi em aplicações Win32.

 

1. Definindo o carregamento dos formulários da aplicação

Quando criamos uma aplicação no Delphi, todos os formulários que construímos a partir da opção New Form por padrão ficam definidos como Auto-create forms dentro da janela Options do projeto (Project>Options>Forms).

Isso significa que, se você tiver, por exemplo, 10 formulários em sua aplicação, todos serão carregados em memória no momento que a aplicação for iniciada. Dependendo do tamanho de sua aplicação você pode ter sérios problemas de performance.

Uma boa prática é definir o formulário principal da aplicação como Auto-create forms e os demais como Available forms (Figura 1).

 

Figura 1. Definindo o comportamento de criação dos formulários do projeto

 

Uma observação apenas é que se o formulário a ser chamado estiver definido dentro da seção Auto-create forms, não precisamos criar a mesmo via código, isso é, basta fazer a chamada ao método Show (ou ShowModal) para visualizar o formulário.

Já se o formulário estiver definido como Available forms precisaremos criar o mesmo através de seu construtor (método Create) antes de invocar o método Show para mostrá-lo na tela.

 

Nota: Você pode especificar a seção para que um formulário seja adicionado por padrão quando for criado (opção New Form) durante o projeto. Para isso, acesse a opção Tools>Environment Options>Designer e defina a opção Auto create forms & data modules disponível no item Module creation options.

 

2. Criando e destruindo formulários

Quando instanciamos um formulário em nossa aplicação através do seu construtor (método Create) e fazemos sua chamada através do método ShowModal para mostrar o mesmo ao usuário da aplicação, é importante destruirmos sua instancia quando o usuário fechar o mesmo.

Uma boa opção para garantir que o formulário sempre será destruído, mesmo que algum erro ocorra, é utilizar a instrução try...finally...end. Essa instrução garante que todo o código escrito dentro da seção finally será executado mesmo que algum erro grave ocorra na aplicação. Veja o exemplo na Listagem 1.

 

Listagem 1. Usando o bloco try...finally...end para criação de um formulário

FrmClientes := TFrmClientes.Create(Self);

try

  FrmClientes.ShowModal;

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?