Artigo Clube Delphi 75 - AJAX

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 75.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 75. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem_pdf.jpg

ASP.NET

AJAX

Usando com o Delphi a biblioteca MagicAjax

Existem inúmeras formas de utilizar a tecnologia AJAX em aplicações .NET, mas nenhuma apresenta tanta facilidade como a utilização do framework MagicAjax.Net. Esse framework é gratuito, está na versão beta e pode ser baixado no endereço oficial do projeto: www.magicajax.net.

Com a sua utilização, não é necessário ter o conhecimento de Java Script para criar as funções que enviam e buscam (callback) as informações sem dar um refresh total na página, diminuindo o tráfego de informações entre o servidor e os clientes, consumindo menos tempo.

Além disso, ele automaticamente apresenta a mensagem de Loading no canto superior direito, da mesma forma que acontece no Gmail. Neste artigo não vou entrar na parte teórica e introdutória sobre o AJAX, pois isso já foi tratado em outro artigo da revista Clube Delphi na edição 70. Para uma rápida introdução sobre a tecnologia, veja o box “O que é AJAX?”.

 

O que é AJAX?

Quando navegamos em páginas Web, sempre que é necessário efetuar uma comunicação com o servidor (clique de um botão, por exemplo), há um intenso tráfego de dados e toda a página é sempre recarregada (refresh total). Com tecnologias como o AJAX (Asynchronous JavaScript and XML), podemos limitar os postbacks ao servidor, evitando refreshs totais da página. Podemos chamar métodos de forma assíncrona e então ajustar pequenas porções da tela, diminuindo o tráfego de dados na rede. Com isso, aplicações Web se tornam semelhantes a aplicações Desktop. Trabalhar com AJAX “puro” requer vasto conhecimento de Java Script e exige codificação exaustiva. Dessa forma, várias tecnologias e ferramentas definem frameworks para tornar o trabalho sobre o AJAX mais produtivo, em várias linguagens e plataformas diferentes (Java, .NET etc.). Um desses frameworks é o MagicAjax.

Criando uma consulta a dados com Firebird

No Delphi 2005 ou 2006, crie um novo projeto do tipo ASP.NET Web Application - Delphi for .NET. Preencha o Name com “Magico” e clique em OK. Vamos criar uma consulta de dados nas tabelas Department e Employee do banco Employee.fdb, através do Firebird Data Provider (veja box). Adicione um FbConnection, clique na propriedade ConnectionString e configure suas propriedades conforme a Figura 1.

 

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?