Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 78. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

IB/FB Development Studio (www.sqlly.com) e  Database Workbench (www.upscene.com).

 

Nota: As duas ferramentas utilizadas são pagas, porém você pode baixar uma versão trial no site do fabricante. Neste artigo utilizei a versão 5.0.5 do Development Studio e a versão 2.8.7 Pro do Database Workbench.

 

Devido ao fato das ferramentas possuírem um processo de instalação rápido e fácil não abordaremos isso no artigo. Iniciaremos diretamente a partir das interfaces das ferramentas começando a abordar as funcionalidades presentes no IB/FB Development Studio.

 

IB/FB Development Studio

O Development Studio é agrupado em três seções: Create, Optimize e Manage. Iniciaremos abordando a seção Create. Através da opção Database Designer podemos criar projetos para criação do banco IB/FB através de scripts DDL (Linguagem de definição de dados) ou ainda através de diagramas de ER.

Um dos principais pontos dessa ferramenta é o seu grande número de assistentes. Podemos criar grande parte dos objetos de forma 100% visual. Através da janela Database Designer podemos realizar a engenharia-reversa de bancos de dados existentes, utilizar recursos de Refactoring, gerar documentação completa no formato HTML, criar Stored Procedures para operações básicas de Insert, Update, Delete e Select, realizar controle de versão dos objetos e ainda “compilar” (opção de menu File>Validate Project) nosso banco de dados em busca de possíveis erros.

Como o foco do artigo não é demonstrar todas as funcionalidades das duas ferramentas, deixarei a cargo do leitor, descobrir todos os recursos disponíveis. Voltando à tela inicial da ferramenta, ainda dentro da seção ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo