Artigo Clube Delphi 79 - Explorando as classes de acesso a dados no ADO.NET

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo veremos a biblioteca do .NET responsável pelo acesso à banco de dados, o ADO.NET.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 79. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem_pdf.jpg

.NET

Explorando as classes de acesso a dados no ADO.NET

 

Neste artigo veremos a biblioteca do .NET responsável pelo acesso à banco de dados, o ADO.NET. O ADO.NET pode ser utilizado por qualquer linguagem compatível com o .NET, inclusive o Delphi. O ADO.NET é um modelo de objetos composto por diversas classes, que podem ser divididas em dois grandes grupos: Data Classes, que são capazes de conter dados recuperados de bancos, e os Managed Providers, que fazem o acesso aos dados. Com o primeiro grupo, podemos trabalhar de forma desconectada do banco, e com o segundo trabalhamos de forma conectada.

 

Managed Providers

Vamos começar com os Managed Providers, que são utilizados para acessar os dados diretamente no banco. Os Managed Providers do ADO.NET são divididos em famílias. Cada família é responsável por acessar um tipo de fonte de dados, são elas: SQL Server, Firebird, OLEDB, Oracle, ODBC, BDP etc. Nos exemplos deste artigo utilizaremos as classes da família Firebird, mas os exemplos são os mesmos, caso queira utilizar os outros providers basta utilizar o respectivo namespace.

 

Instalando o Firebird .NET Provider

Baixe o arquivo do endereço www.firebirdsql.org/index.php?op=files&id=netprovider (para a versão 1.1 do .NET). Após a instalação, para adicionar os componentes no Delphi, acesse o menu Component>Installed Components, clique no botão Select an Assembly e escolha o arquivo FirebirdSql.Data.Firebird.dll no diretório C:\Arquivos de programas\FirebirdNETProvider[versão].

 

FbConnection

Vamos começar nosso exemplo criando um novo projeto ASP.NET no Delphi for .NET. Inclua um Button e um Label na página WebForm.aspx. Esse Button deverá chamar-se “btnConnection” e sua propriedade Text deverá ser “Connection”.

Adicione um FbConnection no Web Form e faça a configuração para o banco de dados Employee.fdb que acompanha a instalação do Firebird. O FbConnection, logicamente, é utilizado para estabelecer uma conexão com o banco. "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?