Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 80. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download desta revista. Os artigos disponíveis somente em doc.

Mão na Massa

Atualização automática de aplicações via FTP

 

Quantas vezes nosso cliente possui uma versão desatualizada do sistema e que precisa ser substituída? Situação essa faz com que o pessoal do suporte técnico dispenda tempo na substituição do software. Num contexto em que a internet está amplamente disseminada, podemos transferir a responsabilidade de atualizar os sistemas para o cliente, fazendo com que custos com pessoal técnico capacitado sejam reduzidos.

A transferência dessa responsabilidade exige ter em mente que, quanto maior a simplicidade e automação dessa operação, mais satisfeito ficará o cliente. Assim neste artigo apresentamos uma solução baseada no protocolo FTP para atualizar um sistema.

O que é FTP? É um protocolo de transferência de arquivos baseado no TCP/IP.  Enviar e receber arquivos é a principal função do FTP, sendo amplamente usado no upload de arquivos para servidores Web. Destaco duas qualidades inerentes a esse protocolo: simplicidade e rapidez na utilização.

 

Primeiros passos

Através do projeto, o usuário poderá atualizar o sistema numa forma simples e automatizada. Na tela principal vamos ter opções para configurar a conexão com o servidor FTP e a atualização propriamente dita.

Abra o Delphi 7 e vamos montar a tela principal, adicionando dois Panels, dois Labels, três BitBtns, um Image, um Gauge, um StatusBar e o IdFTP (não mencionei alguns Labels que servem para indicar as funcionalidades ao usuário). Altere as propriedades dos componentes conforme a Tabela 1.

 

Componente

Propriedade

Valor

Label1

Name

“lblstatus”

Label2

Name

“lblcontador”

Bitbtn1

Name/Caption

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo