Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 80. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

img

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download desta revista. Os artigos disponíveis somente em doc.

Componentes

Boletos e cobrança com cartão de crédito

Vimos na edição 77 da Clube Delphi, na última parte do mini-curso onde criamos uma aplicação Web completa usando ASP.NET, a solução CobreBem, que gera boletos bancários e realiza a cobrança de pagamentos via cartão de crédito.

Neste artigo veremos, como fazer essas funcionalidades em aplicações Win32, usando o Delphi 7. Imagine a valorização que o seu software teria ao embutir a geração de boletos bancários diretamente na aplicação, sem a necessidade de softwares bancários instalados no cliente. Vamos aos exemplos.

Baixando e instalando o CobreBemX

Existe uma versão para desenvolvimento e avaliação da ferramenta no site do desenvolvedor (veja seção Links). Com essa versão, existem duas restrições: a data de vencimento é fixa (com o ano de 2007), e o valor cobrado é mostrado como R$ 1,90.

Baixe a versão de teste no endereço: www.cobrebem.com/downloads/cbx/InstalarCobreBemX.zip e descompacte o arquivo em uma pasta qualquer. Clique no arquivo Instalar.exe para registrar a DLL. O controle é um componente COM/DCOM e não será instalado no IDE do Delphi 7.

Existem mais algumas configurações e arquivos a serem baixados para gerar corretamente os boletos. Acesse o endereço www.cobrebem.com/downloads/cbx/ImagensBoleto.zip para baixar as imagens do boleto, que devem ser descompactadas na pasta da aplicação que vamos criar (de o nome de “imagensboleto” para a pasta).

Não é recomendado alterar o nome dessas imagens, pois as mesmas serão usadas para o logotipo do banco, bem como o código de barras. Devemos no final, gerar um arquivo, que será a licença de teste e o tipo de cobrança do boleto.

Acesse o endereço www.cobrebem.com/cgi-bin/GeraArquivoLicencaTeste, escolha o banco (existem vários) e em Carteira, escolha uma cobrança simples. Clique em Gerar Arquivo e salve o arquivo na pasta da aplicação (Figura 1).


img

Figura 1. Gerando o arquivo de licença de teste e o tipo de carteira


Nota: Para esse artigo, foi gentilmente fornecida uma licença do componente, então os valores mostrados no boleto serão os valores reais da aplicação.


Usando o CobreBemX no Delphi Win32

Como comentando anteriormente, o CobreBem não instala nenhum componente no IDE do Delphi, devemos trabalhar com objetos OLE. Crie uma aplicação no Delphi 7 e adicione os componentes da Figura 2.

img ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo