Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 81. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

f eqn="sum @8 21600 0"> 

Figura 1. Opções de busca de CEP disponíveis no site dos Correios

 

Nota: As opções do site descritas neste artigo estavam disponíveis até o fechamento dessa edição.

 

A primeira opção que temos no menu lateral esquerdo, chama-se Coloque a busca ao CEP no seu site. Ao clicar nessa opção você verá que basta preencher um pequeno formulário e é possível fazer o download de duas páginas HTML (busca_cep.html e busca_por_cep.html). O primeiro possui um formulário onde podemos preencher os dados de um endereço e o segundo pergunta apenas o CEP.

Em ambas as páginas o resultado é mostrado em uma nova instância do browser, em uma página dos Correios. Essa é uma solução boa se você quer apenas pesquisar as informações de CEP em seu site.

Mas para alguns, essa pode ser uma solução incompleta, imaginando por exemplo que você queira receber esses dados e colocá-los diretamente em componentes da aplicação, seja ela Web ou Windows.

 

Consultar o CEP no Office

Outra opção que os Correios oferece é incluir a pesquisa de CEP no Office. Ainda na Figura 1 veja que a última opção do menu é a Veja como consultar o CEP no OFFICE da Microsoft. Clique nessa opção e veja que temos uma explicação para incluir a pesquisa de CEP nas opções de pesquisa do Office.

Seguindo os passos, você registrará um Web Service que permite realizar as pesquisas de CEP. Se você não sabia disso, siga os passos e veja que é uma solução bem interessante, principalmente se você ou seus usuários usam muito o Office.

 

ClubeDelphi PLUS!

Acesse agora mesmo o Portal do Assinante ClubeDelphi e assista a uma vídeo-aula de Luciano Pimenta que mostra como criar e consumir Web Services no Delphi 2006.

 www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=2878

 

O Web Service

Apesar de não estar claramente divulgado no site dos Correios, a busca de CEP no Office usa um Web Service, que naturalmente pode ser utilizado em nossas aplicações .NET. O endereço é http://consultacep.correios.com.br/office2003/Query.asmx. Devo adverti-los que essa não é uma tarefa muito simples.

Esse Web Service foi desenvolvido para ser consumido pelo Office, portanto temos um certo esforço para utilizá-lo em aplicações .NET. Vamos começar com um teste simples. Abra o Delphi for .NET (versão 8, 2005 ou 2006) e crie uma nova aplicação ASP.NET (você pode fazer em Windows Forms – Desktop se quiser). Dê o nome de “CEP” para a aplicação. Na página Default.aspx crie uma interface igual a demonstrada na Figura 2.

 

Figura 2. Interface para a busca de CEP

 

Veja que esse é um formulário bem simples onde estamos solicitando o CEP em um TextBox chamado “txtCEP”. Abaixo temos um botão chamado “btnPesquisar” e um outro TextBox chamado “txtRetorno”, onde apresentaremos o retorno do Web Service dos Correios.

No Project Manager clique com o botão direito sobre o projeto. Escolha a opção Add Web Reference, informe no endereço de pesquisa o Web Service dos Correios (http://consultacep.correios.com.br/office2003/Query.asmx) e clique no botão Go (uma seta azul).

Veja na Figura 3 que o Web Service dos Correios expõe uma classe chamada QueryProcessor, que possui um método chamado Query. Para adicionar a referência, basta clicar em Add Reference.

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo