Artigo Clube Delphi 81 - Integrando sua aplicação com a busca de CEPS dos Correios

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 81.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 81. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem_pdf.jpg

Mão na Massa

Integrando sua aplicação com a busca de CEPS dos Correios

 

Você já precisou incluir em suas aplicações uma rotina para busca de CEPs? Se você já desenvolveu algo que envolva cadastros com dados de endereços para entrega, cobrança, faturamento etc., com certeza você já precisou disso.

Uma solução muito comum era usar um arquivo Access que o próprio Correio disponibilizou em seu site ou através de CD, há algum tempo. Nesse banco, tínhamos uma tabela com todos os CEPs do país inteiro, com dados das ruas, bairros, cidades e estados.

Dava um bocado de trabalho, pois tínhamos que manter um banco enorme (como também migrar o banco para a versão que usamos em produção), sem falar das atualizações que eram freqüentes. Hoje, esse banco não é mais disponibilizado e quem utiliza não tem mais atualizações, podendo trabalhar com dados defasados. Então como fazer isso hoje? É exatamente o que veremos neste artigo.

 

Solução HTML

Se entrarmos no site dos Correios hoje (www.correios.com.br), na página principal, temos uma opção na parte inferior chamada Busca CEP. Clique sobre ela e veja que temos uma série de opções que envolvem a busca de CEP dos Correios (Figura 1).

 

 

Figura 1. Opções de busca de CEP disponíveis no site dos Correios

 

Nota: As opções do site descritas neste artigo estavam disponíveis até o fechamento dessa edição.

 

A primeira opção que temos no menu lateral esquerdo, chama-se Coloque a busca ao CEP no seu site. Ao clicar nessa opção você verá que basta preencher um pequeno formulário e é possível fazer o download de duas páginas HTML (busca_cep.html e busca_por_cep.html). O primeiro possui um formulário onde podemos preencher os dados de um endereço e o segundo pergunta apenas o CEP.

Em ambas as páginas o resultado é mostrado em uma nova instância do browser, em uma página dos Correios. Essa é uma solução boa se você quer apenas pesquisar as informações de CEP em seu site.

Mas para alguns, essa pode ser uma solução incompleta, imaginando por exemplo que você queira receber esses dados e colocá-los diretamente em componentes da aplicação, seja ela Web ou Windows.

 

Consultar o CEP no Office

Outra opção que os Correios oferece é incluir a pesquisa de CEP no Office. Ainda na Figura 1 veja que a última opção do menu é a Veja como consultar o CEP no OFFICE da Microsoft. Clique nessa opção e veja que temos uma explicação para incluir a pesquisa de CEP nas opções de pesquisa do Office.

Seguindo os passos, você registrará um Web Service que permite realizar as pesquisas de CEP. Se você não sabia disso, siga os passos e veja que é uma solução bem interessante, principalmente se você ou seus usuários usam muito o Office.

 

ClubeDelphi PLUS!

Acesse agora mesmo o Portal do Assinante ClubeDelphi e assista a uma vídeo-aula de Luciano Pimenta que mostra como criar e consumir Web Services no Delphi 2006.

 www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=2878

 

O Web Service

Apesar de não estar claramente divulgado no site dos Correios, a busca de CEP no Office usa um Web Service, que naturalmente pode ser utilizado em nossas aplicações .NET. O endereço é http://consultacep.correios.com.br/office2003/Query.asmx. Devo adverti-los que essa não é uma tarefa muito simples.

Esse Web Service foi desenvolvido para ser consumido pelo Office, portanto temos um certo esforço para utilizá-lo em aplicações .NET. Vamos começar com um teste simples. Abra o Delphi for .NET (versão 8, 2005 ou 2006) e crie uma nova aplicação ASP.NET (você pode fazer em Windows Forms – Desktop se quiser). Dê o nome de “CEP” para a aplicação. Na página Default.aspx crie uma interface igual a demonstrada na Figura 2.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?