Clube Delphi 81
Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi 81. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

.NET

NUnit - um Framework de testes para .NET

 

Uma das maiores preocupações atualmente é com relação à qualidade dos sistemas desenvolvidos e, consequentemente, à sua estabilidade no ambiente de produção. Falhas podem ocasionar problemas tanto para o desenvolvedor quanto para o cliente, muitas vezes gerando prejuízos financeiros e comprometendo os cronogramas firmados.

Assim, o processo de desenvolvimento deve considerar etapas de verificação da qualidade dos produtos de software, antecipando-se às falhas de forma a minimizar o número de defeitos nos sistemas. Sabe-se que é impossível garantir que todos os defeitos de um sistema foram eliminados, uma vez que o número de testes necessários para essa avaliação é normalmente em quantidade extremamente elevada, inviabilizando sua aplicação de forma manual.

Dessa forma, o teste automatizado torna-se imprescindível para viabilizar uma política de desenvolvimento baseado em testes. Para isso, existem ferramentas capazes de planejar e executar testes de forma automatizada. Nesse contexto, o NUnit é uma ferramenta de testes unitários para o ambiente de desenvolvimento .NET que basicamente carrega uma biblioteca (uma DLL compilada no .NET) com os testes planejados e os executam, apresentando os resultados para o desenvolvedor.

Para a criação e desenvolvimento do estudo de caso proposto neste artigo, é utilizado o Delphi 2006. No entanto, o NUnit é compatível com qualquer ambiente de desenvolvimento que gere binários .NET.

 

Configurando o ambiente de desenvolvimento

Inicialmente, é necessário configurar o ambiente para a geração da biblioteca DLL com os testes que são carregados pelo NUnit. Para isso, deve-se criar um projeto no Delphi 2006, através do menu File>New>Other.

A Figura 1 apresenta a interface exibida com opções de elementos para serem adicionados ao projeto. Deve-se escolher a opção Library da categoria Delphi for .NET Projects.

 

imagem

Figura 1. Adicionando uma Library ao projeto

 

A partir desse ponto, ao compilar o projeto, é gerada uma DLL e esse arquivo é o carregado pelo NUnit para a execução dos testes unitários. Salve o projeto com o nome de “nUnitLibrary”. No projeto, deve-se adicionar uma referência ao NUnit. Com isso, a biblioteca torna-se capaz de acessar as funcionalidades disponibilizadas pelo NUnit para a criação de testes unitários.

No Project Manager clique com o botão direito no item References e escolha a opção Add Reference. Ao invocar essa opção é apresentada uma janela para escolha de referências a serem adicionadas no projeto.

A referência ao NUnit deve ser encontrada na aba .NET Assemblies com o nome nunit.framework, como exemplificado na Figura 2. Caso a mesma não se encontre disponível, é necessário verificar se o NUnit está realmente instalado ou adicionar a referência de forma manual.

 

imagem

Figura 2. Adicionando uma referência ao NUnit

 

Nota: Baixe a última versão do NUnit no endereço: ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo