Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 82. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

yle="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 0cm; TEXT-ALIGN: left" align=left>O acrônimo RSS varia de significado, de acordo com a versão referida:

·         RDF Site Summary (0.9 e 1.0);

·         Rich Site Summary (0.91 e 1.0);

·         Really Simple Syndication (2.0).

 

Dica: Para conhecer mais sobre esse formato, consulte a seção Links.

 

Milhares de sites oferecem notícias no formato RSS. Geralmente, para acessar o conteúdo publicado basta apontar o seu browser para uma URL mais ou menos assim: www.site.com.br/noticias.xml. Esse tipo de link também é conhecido como Web Feed ou apenas feed.

Nesse artigo vamos aprender como consumir o conteúdo desses feeds criando um projeto no Delphi e, “de quebra”, aprender várias coisas sobre programação com a ferramenta.

 

Como funciona o RSS

O formato RSS é baseado na linguagem XML, estruturado em tags que representam o conteúdo sendo distribuído. Essas tags estão definidas na especificação oficial (veja seção Links). Portanto, consumir informações no formato RSS não é nada mais do que ser capaz de ler um arquivo XML. Veja na Listagem 1 um exemplo de documento RSS.

 

Listagem 1. Estrutura de um arquivo RSS baseado no XML

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?>

<rss version="2.00">

  <channel>

    <title/>

    <link/>

    <description/>

    <language/>

    <copyright/>

    <image>

      <title/>

      <url/>

      <link/>

    </image>

    <item>

      <title/>

      <description/>

      <link/>

      <pubDate/>

      <guid/>

    </item>

  </channel>

</rss>

 

Vamos ver o que algumas dessas tags significam:

·         rss: É a tag raiz (root) de um documento RSS. Junto dela vem o atributo version, para informar qual versão do formato está sendo utilizada;

·         channel: Canal de notícias. Dentro dessa tag ficam o conteúdo do RSS e informações extras;

o        title: Título do canal;

o        link: URL para acessar o canal;

o        description: Descrição do conteúdo oferecido pelo canal;

o        image: Imagem que representa o canal. Na maioria das vezes é o logotipo do site de informações produtor do RSS;

o        item: Representa uma notícia dentro do XML. Pode haver várias tags desse tipo dentro do arquivo.

 

Você pode encontrar todas as demais tags e o que cada uma significa através da especificação do formato RSS (seção Links). Deixando a teoria de lado, começaremos nosso projeto a partir do próximo tópico.

 

Criando o formulário principal

Para esse artigo eu utilizei o Turbo Delphi Professional, mas você poderá seguir o exemplo usando outras versões. As diferenças, quando existirem, serão destacadas. Vá ao menu File e selecione New>VCL Forms Application. Adicione ao formulário principal os seguintes controles: um Panel, dois Labels, um ListView, quatro Buttons, um StatusBar e um ProgressBar (Win32). Ajuste-os conforme a Figura 1.

 

Figura 1. Organização do formulário principal

 

Dê um duplo clique sobre o ListView e adicione duas colunas. Altere a propriedade Caption da primeira para “Descrição” e da segunda para “URL”. Modifique também a propriedade ViewStyle para vsReport.

Em seguida, clique duas vezes na StatusBar, inclua dois painéis, configure a propriedade Width do primeiro para 300 e a propriedade Style do segundo para psOwnerDraw. Agora, implemente o evento ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo