Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 83. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

SPAN>

Automação

Envio automatizado de emails com Delphi e Outlook - Parte 2

 

Continuando a série de artigos sobre automação Outlook via Delphi, dessa vez demonstrarei alguns recursos mais avançados, como anexar arquivos e formatar mensagens em HTML.

Na edição 82, vimos como percorrer a tabela de funcionários do Northwind e, para cada funcionário cadastrado, gerar um e-mail com dados de uma mala direta, substituindo as variáveis pelos dados da tabela. Agora aperfeiçoaremos o exemplo para gerar e-mails em formato HTML. Aidéia continua a mesma e as modificações serão mínimas.

 

Atenção: Será necessário que o leitor possua algum conhecimento prévio com a sintaxe da linguagem HTML, pois não entraremos em detalhes sobre as tags e códigos HTML. É necessário também o uso da biblioteca Redemption Objects, disponível em: www.dimastr.com/redemption

 

Criando uma página de modelo para o email

Vamos criar uma página HTML que servirá como base para o envio da mala direta. Você poderá utilizar qualquer editor de texto, como o Bloco de Notas, mas recomendo utilizar o Adobe Dreamweaver, por facilitar a criação. Crie o mesmo texto do artigo anterior e formate-o como desejar. Observe a Figura 1.

 

img

Figura 1. Visualizando o modelo da mensagem no navegador

 

Mantemos as variáveis entre chaves, exatamente como no artigo anterior. Elas serão substituídas pelos dados da tabela de Funcionários do Northwind. Na Listagem 1, temos um código exemplo do modelo em formato HTML.

 

Listagem 1. Código HTML da página de modelo

<html>

<style> 

  body{font-size:11px;font-family:Tahoma; margin:10px; }

  #mensagem{border:1px solid #999999;} ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo