Artigo Clube Delphi 85 - Criando um menu Favoritos na aplicação

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 85.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 85. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Mão na Massa

Criando um menu Favoritos na aplicação

 

Antes de iniciar gostaria de transferir parte dos créditos deste artigo para meu colega de trabalho, Thiago Filiano, que ajudou a desenvolver essa rotina e hoje funciona perfeitamente em nossos sistemas comerciais.

Ao longo de minha carreira, já deparei com diversas solicitações de clientes. Isso é bastante comum e acaba fazendo com que o sistema evolua a cresça cada vez mais, adquirindo novas funcionalidades e agregando ainda mais valor.

Recentemente surgiu a necessidade de implementarmos uma rotina onde o usuário pudesse criar seus próprios atalhos para as telas que mais utiliza. Chamamos tal implementação de, naturalmente, Favoritos.

A idéia era permitir que o usuário pudesse incluir rapidamente um formulário como sendo Favorito e assim acessá-lo por meio de uma tecla de atalho ou menu. Neste artigo, mostrarei a técnica utilizada pra criar tal rotina. Mãos à massa!

 

Entendendo o exemplo

O exemplo consiste em criar um arquivo XML que receberá as telas que o usuário marcar como Favoritos. Ao carregar o sistema, o arquivo (Favoritos.xml) é lido e seus itens (formulários) são adicionados em um PopupMenu (popFavoritos), que por sua vez é vinculado a um ToolButton (tbnFavoritos) permitindo que o item seja acessado pelo botão ou através da tecla de atalho definida.

Fixaremos as teclas de atalho de F2 até F12 e o usuário não poderá modificá-las, ou seja, as teclas serão atribuídas automaticamente pelo sistema em ordem cronológica. Será permitido apenas excluir um atalho para ter a possibilidade de adicionar outro.

 

Desenhando a tela de exemplo

Vamos simular uma aplicação desenhando uma tela semelhante à Figura 1. Em nossa tela principal inclua um MainMenu e alguns itens conforme a Figura 2.

 

Figura 1. Tela de exemplo da aplicação

 

Figura 2. Menu principal da aplicação

 

Em seguida insira um PopupMenu (“popFavoritos”). Inclua também um ToolBar e alguns botões sendo que o último deles, Favoritos (“tbnFavoritos”) tem algumas características especiais (propriedades), como:

 

DropDownMenu = popFavoritos

Style = tbsDropDown

 

Vamos criar duas telas que servirão pra simular os cadastros de clientes e fornecedores. Para isso crie dois formulários clicando em File>New>Form. Salve o primeiro como “frmClientes.pas” e mude seu Name para “fClientes”.

Faça o mesmo para a segunda tela, dessa vez com o nome de arquivo de “frmFornecedores.pas” e seu Name como “fFornecedores”. Se preferir, insira alguns componentes nos formulários criados (Figura 3).

 

 

Figura 3. Exemplos de tela de cadastro de clientes e fornecedores

 

Registrando os forms

Os formulários do exemplo serão abertos usando o nome dos mesmos, por isso precisamos registrar as suas classes em nossa aplicação. No final da unit de cada formulário, antes do end, devemos incluir as seções Initialization e Finalization"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?