Durante todo o mês de Março até o início de Abril, a CodeGear, nova divisão da Borland criada para atender 100% dos desenvolvedores e responsável pelo desenvolvimento do Delphi, JBuilder, C++ Builder e outras ferramentas da empresa, esteve mostrando as novidades para o ano.

Entre elas estão o Delphi for PHP, ferramenta para desenvolvimento de aplicações com PHP, e a nova versão do Delphi para Win32, o Delphi 2007. Estive no evento e pude ver, testar e comprovar de perto os novos recursos da ferramenta.

Neste artigo veremos as principais novidades e faremos alguns exemplos pra demonstrar os novos recursos disponíveis.

Nota: Para uma introdução ao Delphi 2007, consulte a edição 84.

Favoritos

Logo que iniciamos a ferramenta notamos uma leve semelhança com o BDS 2006, porém a página inicial, chamada de Home pela CodeGear, contém um item bastante prático: os favoritos. Nesse item é possível adicionar os projetos que são mais utilizados no dia a dia e até criar grupos para o acesso rápido.

Após a abertura ou criação de algum projeto é gravada uma referência do mesmo na seção Recently Opened Projects e ao lado de cada projeto aparece o link (Make me a Favorite). Basta clicar nesse link que o mesmo será adicionado a seção My Favorites.

Nessa última encontramos as opções Show Favorites e Manage Favorites. Clicando em Manage Favorites observamos que ao centro da página inicial é mostrada uma nova seção: Create New Favorites Group e nela a opção Group Title. Para criar um novo grupo basta digitar o nome dele e clicar em Create.

Instantaneamente seu novo grupo aparecerá na seção Manage Your Favorite Projects logo acima. Desse momento em diante você poderá mover o atalho para seu projeto apenas clicando em Move e escolhendo o grupo que deverá ser incluído.

Ainda falando de favoritos, a seção Recent Projects, à esquerda da página inicial, contém os últimos cinco projetos abertos e ainda as opções Show Recent Projects, Open Project, New Project e Help, agilizando ainda mais a visualização de últimos projetos, abertura, criação e ainda acesso à ajuda do IDE (Figura 1).

Home inicial do Delphi 2007
Figura 1. Home inicial do Delphi 2007

MSBuild, Vista e XP Themes

E falando em facilidades ao desenvolvedor, a CodeGear tratou de criar um excelente recurso que auxilia e ajuda a automatizar tarefas na hora do Build. Chamado de MsBuild, o recurso dá a oportunidade ao desenvolvedor de determinar tarefas pré (Pre-build) e pós (Post-build) compilação. Vamos fazer um exemplo simples para entendermos melhor como funciona.

Crie uma nova aplicação no Delphi usando o menu File > New > VCL Forms Application – Delphi for Win32 e logo em seguida clique em Project>Options ou pressione ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo