Primeiramente precisamos ter a paleta de componentes do QuickReport disponível no IDE do Delphi 7. Se você não está com a paleta visível, acesse o menu Component > Install Packages. Clique no botão Add e, dentro do diretório Bin do Delphi, escolha o arquivo dclqrt70.bpl.

Como o QuickReport não possui um componente ou método para exportar o relatório em PDF, será necessário utilizar o componente ExportQR. A instalação é simples (o componente está para download com os fontes do artigo).

Criando o projeto Web

Como a ideia é utilizar relatórios já desenvolvidos, vamos adicionar as units que contenham relatórios ao nosso projeto. Também teremos uma página inicial, que funcionará como um menu, exibindo todos os relatórios disponíveis ao usuário.

Para criar uma aplicação WebBroker acesse o menu File > New > Other e na aba New escolha o ícone Web Server Application (Figura 1).

Criando o projeto Web Server Application
Figura 1. Criando o projeto Web Server Application

Na tela seguinte escolha o tipo de aplicação CGI Stand alone executable. Se você tem interesse em saber as diferenças desses tipos de aplicação, pode acessar um artigo de minha autoria, através do link: www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=1652. Salve a unit e para o projeto informe o nome “Relatorios”.

Nesse momento, temos disponível um Web Module (parecido com o Data Module) para adicionar os componentes necessários para o funcionamento da aplicação, bem como as ações e códigos.

Adicionando os relatórios

Nesse momento já é possível adicionar ao projeto as units dos relatórios existentes. Para tanto, clique no botão Add file to project e selecione as units que contenham relatórios, desenvolvidos com o QuickReport.

Depois de adicionar as units ao projeto, é necessário certificar-se que a aplicação não criará os formulários na sua inicialização, o que poderá gerar uma exceção. No menu ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo