Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 88. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

n=left>·         Documentar os itens ao longo do processo de desenvolvimento, gerando interação entre eles;

·         Controlar as modificações ocorridas nos itens;

·         Auditar modificações, garantindo a confiabilidade do produto.

Não é objetivo da gerência de configuração evitar modificações, mas permitir que elas ocorram de maneira controlada.  Neste artigo será discutida uma de suas atividades principais, que é o controle de mudança.

Esse controle pode ser feito através do uso de ferramentas conhecidas como Bug Tracking, permitindo assim ao desenvolvedor rastrear essas mudanças e identificar o impacto no projeto como um todo.

 

Controle de mudanças

É uma coleção de procedimentos documentados e formais que definem como as mudanças no software serão monitoradas e avaliadas. Oferece processos para identificar, analisar, rastrear e controlar mudanças. O uso de ferramentas possibilita a melhoria dos processos utilizados no desenvolvimento e manutenção de produtos de software.

As ferramentas de Bug Tracking estão prontas para auxiliar desenvolvedores no controle de mudanças, permitindo também que usuários façam o acompanhamento completo dos pedidos de alterações sobre erros encontrados no sistema. No mercado existem várias ferramentas open source de Bug Tracking disponíveis como Bugzilla e Trac.

Principais funcionalidades que uma ferramenta de Controle de Mudanças deve possuir:

·         Acompanhamento de todo o ciclo de vida do pedido de mudança;

·         Anexar arquivos ao pedido para facilitar o entendimento do problema ou complementar a especificação;

·         Configuração do fluxo de trabalho, definindo os estados pelo qual um pedido passa durante o seu ciclo de vida;

·         Notificações de acompanhamento, mantendo informados todos os envolvidos com um pedido de mudança sobre alterações recebidas durante o ciclo de vida;

·         Possibilitar o uso de campos personalizados, caso seja necessário acrescentar mais informações para atender a uma necessidade específica do projeto;

·         Rastreamento de mudanças identificando todas as suas dependências;

·         Relatórios personalizados para consulta de toda a evolução dos pedidos de mudança.

Trac

A ferramenta Trac é uma das mais completas. Baseada na Web é implementada como um CGI ou como um programa independente. Foi desenvolvida na linguagem de programação Phyton, e possui alguns diferenciais como acompanhamento da evolução do projeto, integração com a ferramenta Subversion e outras ferramentas de controle de versões, arquitetura de plugins, além de suporte para os bancos de dados SQLite, PostgreSql e MySql.

No endereço www.hosted-projects.com/trac/TracDemo/Demo podemos testar a ferramenta através de um demo. Para reportar um erro, clique no menu New Ticket. Na Figura 1 vemos como a estrutura do Trac é bem simples, utilizando os campos:

·         Your email or username: responsável em reportar um problema ou uma nova necessidade do usuário do software;

·         Short summary: definição objetiva do problema encontrado ou nova necessidade;

·         Type: tipo do que está sendo reportado, um problema ou uma nova necessidade;

·         Full description: descrição completa do problema ou nova necessidade;

·         Priority: usado para marcar a urgência da resolução do que está sendo reportado;

·         Component: subsistema ou módulo de um produto;

·         Severity: mostra o quanto é relevante o que está sendo reportado;

·         Version: indica a versão do software que ocorreu o problema ou a nova necessidade;

·         Assign to: responsável pela resolução do problema ou implementação da nova necessidade;

·         Cc: lista de pessoas que podem ser informadas sobre o que está sendo reportado;

·         Keywords: palavras-chave para categorizar o que está sendo reportado.

 

Figura 1. Visualização de um Ticket na ferramenta Trac

 

Uma de suas características mais interessantes é a formatação Wiki. Um Wiki é utilizado para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o conteúdo de um documento que pode ficar disponível a qualquer momento através de um navegador.

Todas as informações adicionais e modificações feitas após a criação do ticket são mantidas, gerando um histórico da evolução do erro. Dessa forma, as mudanças que foram solicitadas e as correções feitas no software a partir delas são rastreadas pelos links criados através da formatação Wiki.

Bugzilla

A ferramenta Bugzilla é uma da mais utilizadas entre os desenvolvedores, porém é de mais difícil instalação e, na instalação default, ainda precisa de uma grande quantidade de informações para descrever um problema.

Ela também é baseada na Web e dá suporte ao desenvolvimento do projeto Mozilla, permitindo o rastreamento de alterações e servindo também como plataforma para pedidos de novas solicitações. 

No endereço landfill.bugzilla.org/bugzilla-2.22-branch podemos testar a ferramenta através de um demo. Primeiramente, para reportar um erro é necessário criar uma conta no Bugzilla, depois clicar em Enter a new bug>test product, conforme Figura 2.

 

Figura 2. Visualização do Enter Bug

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo