Como imprimir cheques com as impressoras DP

Na edição 87 da ClubeDelphi, vimos como desenvolver um aplicativo para emissão de cupom fiscal utilizando a impressora MP-2100 TH FI da Bematech. Seguindo a mesma linha do artigo anterior, veremos como trabalhar em conjunto com outra impressora da linha Bematech: DP-20 e DP-20 Plus, impressoras de cheques. Veremos como é simples a interação entre Delphi e as impressoras mencionadas. Este artigo também será de grande utilidade em nosso mini-curso Sistema de Contas a Pagar e Cobrança, visto que precisaremos emitir e imprimir cheques no sistema, mais adiante no mesmo. Precisamos entender que existem basicamente dois tipos de impressoras de cheques: com teclado e sem teclado.

Vamos trabalhar neste artigo com as impressoras com teclado. A diferença é que essas, sem teclado, podem ser operadas apenas via software, ou seja, não é possível imprimir cheques diretamente na impressora, pois não há como inserir os dados como valor, favorecido e data.

Em relação as duas impressoras que vamos tratar aqui, a primeira, DP-20 tem como vantagem, efetuar consultas do cheque, ou seja, na própria impressora podemos checar a autenticidade bem como status do cheque como por exemplo se ele foi roubado. Independente disso, ambas funcionam exatamente da mesma forma. A forma de interação com a impressora se dá por meio de chamadas a sua DDL BemaDP32.dll disponível gratuitamente para download no site do fabricante. Juntamente com a impressora é disponibilizado um gabarito, para a calibração das coordenadas usadas pela impressora para imprimir todos os dados.

Outros pontos importantes do desenvolvimento são que:A DLL deve ser distribuída juntamente com a aplicação; Um arquivo BemaDP32.ini, será criado no diretório C:\Windows que guardará as configurações de bancos, coordenadas, favorecidos, cidades etc; Uma porta COM ou LPT deverá estar disponível para essa impressora

Outros pontos importantes do desenvolvimento são que:

  • A DLL deve ser distribuída juntamente com a aplicação
  • Um arquivo BemaDP32.ini, será criado no diretório C:\Windows que guardará as configurações de bancos, coordenadas, favorecidos, cidades etc
  • Uma porta COM ou LPT deverá estar disponível para essa impressora;

Neste artigo vamos desenvolver uma pequena aplicação capaz de imprimir em uma dessas impressoras.

Entendendo o projeto.

Para entendermos melhor nosso exemplo vamos a um exemplo prático. Ao abrir o sistema o usuário deverá configurar e abrir a porta de comunicação com a impressora. Isso será feito por meio do menu Configurações > Configurar e Iniciar porta.

Esse procedimento poderia ser feito utilizando um arquivo de inicialização (INI) ou qualquer outra forma, mas por questões de didática faremos todos os passos. Após a abertura da porta nosso sistema está pronto para incluir, alterar e/ou excluir bancos do arquivo BemaDP32.ini presente no diretório C:\Windows.

Incluídos todos os bancos, o usuário poderá tranquilamente, imprimir os cheques no sistema utilizando o menu Cheques >> Imprimir Cheques.

Baixando e entendendo a DLL

A primeira providência para iniciar nosso projeto é criar uma pasta para alocar os fontes e baixar os arquivos necessários para o desenvolvimento, nesse caso: a DLL. Para isso, entre no site www.bematech.com.br e clique no link Suporte no menu superior.

Em seguida localize o menu à esquerda do site e clique em Downloads e Drivers. Logo após em Impressoras de Cheques. Por fim, selecione o sistema operacional no ComboBox a direita do site.

Na lista que se abre, localize o item DLL de Alto-nível versão 1.2.2.0, arquivo bemadp32.zip. Antes de baixar, crie uma pasta e salve a DLL dentro dela. Adiante usaremos essa mesma pasta para fazer o desenvolvimento do exemplo.

Ao término do download, abra a pasta de destino e descompacte os arquivos que estão no ZIP. Entre os arquivos descompactados estarão:

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo