Artigo Clube Delphi 88 - Impressão de cheques

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Saiba como imprimir cheques com as impressoras DP-20 C e DP-20 Plus.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 88. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Mão na Massa

Impressão de cheques

Como imprimir cheques com as impressoras DP-20 C e DP-20 Plus

Na edição 87 da ClubeDelphi, vimos como desenvolver um aplicativo para emissão de cupom fiscal utilizando a impressora MP-2100 TH FI da Bematech. Seguindo a mesma linha do artigo anterior, veremos como trabalhar em conjunto com outra impressora da linha Bematech: DP-20 C e DP-20 Plus, impressoras de cheques. Veremos como é simples a interação entre Delphi e as impressoras mencionadas.

Este artigo também será de grande utilidade em nosso mini-curso Sistema de Contas a Pagar e Cobrança, visto que precisaremos emitir e imprimir cheques no sistema, mais adiante no mesmo. Precisamos entender que existem basicamente dois tipos de impressoras de cheques: com teclado e sem teclado.

Vamos trabalhar neste artigo com as impressoras com teclado. A diferença é que essas, sem teclado, podem ser operadas apenas via software, ou seja, não é possível imprimir cheques diretamente na impressora, pois não há como inserir os dados como valor, favorecido e data.

Em relação as duas impressoras que vamos tratar aqui, a primeira, DP-20 C tem como vantagem, efetuar consultas do cheque, ou seja, na própria impressora podemos checar a autenticidade bem como status do cheque como por exemplo se ele foi roubado. Independente disso, ambas funcionam exatamente da mesma forma.

A forma de interação com a impressora se dá por meio de chamadas a sua DDL (BemaDP32.dll) disponível gratuitamente para download no site do fabricante. Juntamente com a impressora é disponibilizado um gabarito, para a calibração das coordenadas usadas pela impressora para imprimir todos os dados.

Outros pontos importantes do desenvolvimento são que:

·         A DLL deve ser distribuída juntamente com a aplicação;

·         Um arquivo (BemaDP32.ini), será criado no diretório C:\Windows que guardará as configurações de bancos, coordenadas, favorecidos, cidades etc;

·         Uma porta COM ou LPT deverá estar disponível para essa impressora;

Neste artigo vamos desenvolver uma pequena aplicação capaz de imprimir em uma dessas impressoras. Mão na massa.

Entendendo o projeto

Para entendermos melhor nosso exemplo vamos a um exemplo prático. Ao abrir o sistema o usuário deverá configurar e abrir a porta de comunicação com a impressora. Isso será feito por meio do menu Configurações>Configurar e Iniciar porta.

Esse procedimento poderia ser feito utilizando um arquivo de inicialização (INI) ou qualquer outra forma, mas por questões de didática faremos todos os passos. Após a abertura da porta nosso sistema está pronto para incluir, alterar e/ou excluir bancos do arquivo BemaDP32.ini presente no diretório C:\Windows.

Incluídos todos os bancos, o usuário poderá tranquilamente, imprimir os cheques no sistema utilizando o menu Cheques>>Imprimir Cheques.

Baixando e entendendo a DLL

A primeira providência para iniciar nosso projeto é criar uma pasta para alocar os fontes e baixar os arquivos necessários para o desenvolvimento, nesse caso: a DLL. Para isso, entre no site www.bematech.com.br e clique no link Suporte no menu superior.

Em seguida localize o menu à esquerda do site e clique em Downloads e Drivers. Logo após em Impressoras de Cheques. Por fim, selecione o sistema operacional no ComboBox a direita do site.

Na lista que se abre, localize o item DLL de Alto-nível versão 1.2.2.0, arquivo bemadp32.zip, ou digite o endereço: www.bematech.com.br/suporte/downloads/chq_windows/BEMADP32.zip. Antes de baixar, crie uma pasta e salve a DLL dentro dela. Adiante usaremos essa mesma pasta para fazer o desenvolvimento do exemplo.

Ao término do download, abra a pasta de destino e descompacte os arquivos que estão no ZIP. Entre os arquivos descompactados estarão:

·         BemaDP32.dll: responsável pelo envio dos comandos à impressora;

·         BemaDP32.ini: arquivo de configurações da impressora/DLL tais como bancos, favorecidos etc.;

·         BemaDP32.chm: help da DLL.

Nota: O arquivo de help contém descrição e exemplo de cada função da DLL, uma excelente fonte de informação para quem está começando.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?