Artigo Clube Delphi 89 - Herança de formulários

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo vamos aprender a utilizar a herança visual de formulários que ajudará a agilizar o desenvolvimento de telas de cadastros.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 89. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Easy Delphi

Herança de formulários

Agilizando o desenvolvimento de telas de cadastros

 

No mundo relacional em que vivemos e aprendemos, fica difícil utilizar a Orientação a Objetos em nossos projetos. Talvez as próprias instituições de ensino tenham culpa, uma vez que ensinam os alunos a programar de forma estruturada e com banco de dados relacionais e, ao final do curso mostram pouco de como trabalhar com Orientação a Objetos.

Mas mesmo assim, podemos utilizar algumas técnicas mesmo que nosso sistema persista os dados em bancos relacionais. Neste artigo vamos aprender a utilizar a herança visual de formulários que ajudará a agilizar o desenvolvimento de telas de cadastros.

 

Caso de uso

Para aplicar o artigo na prática criaremos uma base de dados no Firebird, que terá uma tabela chamada CLIENTES e uma tabela para controlar o campo auto-incremento. Essa solução poderá ser utilizada em qualquer banco de dados, pois não utilizará Trigger e Generators específicos do Firebird, assim o sistema pode ser portado para outros bancos de dados. Na Listagem 1 temos o script do banco que deverá ser criado.

 

Listagem 1. Script do banco para exemplo

CREATE TABLE CLIENTES (

  CODCLIENTE          INTEGER NOT NULL,

  NOME                  VARCHAR(50) NOT NULL,

  DATANASCIMENTO DATE NOT NULL,

  EMAIL         VARCHAR(200),

  SITE VARCHAR(200),

 PRIMARY KEY ("CODCLIENTE"));

 

CREATE TABLE CODIGOS (

  CAMPO       VARCHAR(50) NOT NULL,

  VALOR        INTEGER NOT NULL,

 PRIMARY KEY ("CAMPO"));

 

Nota: Para criar o banco de dados citado, você precisa ter o Firebird instalado (www.firebirdsql.org) e utilizar um utilitário como o IBExpert (www.ibexpert.com) para executar o script.

 

Criando a aplicação

Para esse artigo utilizarei o Delphi 7, mas fique a vontade para utilizar outra versão do Delphi que suporte aplicações Win32. Crie uma nova aplicação através do menu File>New>Application. Como o primeiro formulário é o principal (será executado ao iniciar o sistema) altere seu Name para “frmPrincipal” e salve o arquivo como “uPrincipal.pas”. Salve também o projeto informando “pHeranca.dpr” para o nome. Agora crie um Data Module através do menu File>New>Data Module. Altere sua propriedade Name para “dmDados” e salve o arquivo como “uDados.pas”.

Para o acesso ao banco de dados usaremos um SQLConnection da paleta dbExpress. Altere seu Name para “Banco” e coloque False para a propriedade LoginPrompt. Clique duas vezes sobre o componente e configure a conexão informando o Database (caminho para o banco), bem como User_Name e Password caso sejam diferentes do padrão do Firebird.

 

Nota: Não é o foco deste artigo demonstrar como funciona o dbExpress, consulte nosso portal para um curso completo sobre dbExpress (www.devmedia.com.br).

 

Não se esqueça de mudar o "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?