Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 90. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

k codecentral.borland.com/Item/24670 e descompacte-o em um pasta de sua preferência. Localize o arquivo edituploadfile.inc.php e copie-o para a pasta de instalação da VCL, normalmente localizada em C:\Arquivos de programas\CodeGear\Delphi for PHP\1.0\vcl.

O arquivo edituploadfile.package.php deve ser copiado para a pasta package dentro do diretório da VCL, e o arquivo edituploadfile.bmp para dentro da pasta icons dentro de packages.

Agora é necessário instalar o componente no IDE. Para tanto, acesse o menu Component>Packages, clique no botão Add, localize o arquivo edituploadfile.package.php, clique em Abrir e depois confirme. Verifique a paleta de componente Standard para confirmar que o componente foi instalado corretamente. (Figura 1)

 

Figura 1. Paleta de Componentes Standard com o EditUploadFile

 

Agora abra o formulário noticias.php e insira um ListBox da paleta de componentes Standard. Insira um EditUpLoadFile, um Button com o Caption definido como “Enviar” para efetivamente fazer o envio da foto, pois o componente, na verdade, só cria um botão para procurar arquivos na máquina, e outro Button com o Caption “Excluir”.

Com esses componentes o usuário poderá enviar fotos para um diretório que será criado, utilizando como nomenclatura o código da notícia, exibir os arquivos enviados em um ListBox e permitir que exclusões sejam efetuadas. Veja na Figura 2 como ficou o layout do formulário de cadastro de notícias.

 

Figura 2. Formulário de cadastro de notícias com componentes necessários para upload e exclusão de fotos

 

Agora vamos aos códigos. Primeiramente, codifique o botão Enviar conforme a Listagem 1.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo