Artigo Clube Delphi 90 - Gráficos

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 90. http://www.devmedia.com.br/Imagens/gold/CD/90/artigo2/image1.jpg

 

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 90. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

win32

Gráficos

Dicas práticas para a criação de gráficos em aplicações

 

Criado por Descartes para desenhar um raciocínio, a utilização de representação por Gráficos (graphikós), possibilita transmitir um significado de planilhas ou tabelas complexas de uma forma mais eficiente e simples. Em nossos sistemas, com informações armazenadas em banco de dados, a necessidade de mostrar as informações de uma forma de fácil compreensão muita vezes nos obriga a utilizarmos esses recursos.

Baseados nessa metodologia veremos no decorrer deste artigo como construir gráficos a partir de informações armazenadas em um banco de dados. Utilizaremos o Delphi 7, que fará acesso através dos componentes da paleta dbExpress à base de dados Employee.fdb que acompanha a instalação do Firebird. Para criar os gráficos utilizaremos o componente DBChart da paleta Data Controls.

Nos gráficos que iremos criar, vamos utilizar duas formas distintas de exibir os registros. Na primeira iremos exibir os registros absolutos que serão retornados de uma consulta SQL. E  a segunda iremos parametrizar a quantidade de registros a ser exibida, onde o restante das informações não atingidas pelo parâmetro de limite da busca será mostrado em uma categoria “OUTROS” criada no gráfico com a devida porcentagem de valores a quantidade correspondida.

 

Criando a aplicação

Utilizaremos no decorrer deste artigo para criação do exemplo de gráficos o Delphi 7, mas qualquer outra versão poderá ser utilizada. Crie uma nova aplicação no menu File|New> Application. Altere o nome do formulário para “frmPrincipal” e defina o Caption do formulário principal para “Gráficos com Win32”. Salve a unit como uGraficos.pas" e o projeto salve como "Gráficos.dpr".

Crie agora um novo formulário, a partir do menu File|New>Form que utilizaremos para exibir todos os registros resultantes de uma pesquisa SQL à base de dados sem nenhum parâmetro de limitação de registros. Altere o nome para “frmCustomerCountry” e a propriedade Caption para “Clientes por País”. Salve a Unit do formulário como uCustomerCountry.pas".

Adicione também, através do menu File|New>Data Module, um Data Module ao projeto, que será utilizado para configuração do componente de conexão ao banco de dados e também dos componentes de consulta. Altere o nome do Data Module para “DM” e salve a unit como "uDM.pas".

Adicione ao Data Module um componente SQLConnection (“sqlConexao”) da paleta dbExpress. Altere a propriedade LoginPrompt para False e com um duplo clique abra o diálogo de configuração da conexão. Na caixa de diálogo que aparece cliqye no botão "+" e adicione uma nova conexão. Selecione em Driver Name, a opção Interbase e em Connection Name digite “Employee” e confirme.

De colta ao diálogo faremos as configurações do caminho da base de dados e também do usuário e senha de acesso. Em Database informe o caminho para o banco de dados Employee.fdb, normalmente localizado em C:\Arquivos de Programas\Firebird\Firebird_2_0\exemplos, que acompanha a instalação do Firebird. Também é necessário incluir o nome de usuário em User Name e a senha padrão de acesso em Passaword. Caso não tenha modificado o usuário e senha do Firebird eles são SYSDBA e masterkey, respectivamente.

Também é de fundamental importância que se defina o dialeto de conexão em SQLDialect como dialeto 3. Defina também o ServerCharSet como Win1252 (Figura 1).

 

Figura 1. Configurando a conexão à base de dados

 

Criando e configurando a consulta de registros

Adicione ao Data Module um componente "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?