Artigo Clube Delphi 90 - Treinamento em ASP.NET - Parte 1

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 90.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 90. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Easy Delphi

Treinamento em ASP.NET – Parte 1

Primeiros passos com ASP.NET

 

Introdução ao ASP.NET

O objetivo deste treinamento é mostrar a você, leitor, como criar aplicações para Internet por meio dos controles mais utilizados no dia-a-dia de uma página. A linguagem utilizada será o Delphi for .NET. A única ferramenta que você precisa é o Borland Developer Studio 8/2005/2006, na qual é possível criar desde o banco de dados até componentes, classes e WebServices. O ASP.NET vem conquistando enorme espaço entre os desenvolvedores devido a sua facilidade de uso, manutenção e performance.

O processamento das páginas ocorre no servidor, o que significa dizer que, quando o internauta navega nas páginas, estas são requisitadas ao servidor, que verifica a solicitação, realiza o parse das páginas, monta um HTML e as envia para o navegador que as solicitou.

E, já que mencionei HTML, não se preocupe, pois é possível desenvolver toda a aplicação sem usar nenhuma TAG de HTML. Tudo o que você precisa saber é a linguagem Delphi for .NET. Cabe ressaltar que o Framework é o responsável por todo esse processo (por isso a necessidade de tê-lo instalado no servidor), juntamente, é claro, com o Internet Information Server.

No Borland Developer Studio 2006, selecione o menu File|New>ASP.NET Web Application – Delphi for .NET e crie um projeto do tipo ASP.NET Web Application chamado “DelphiMag. Na caixa de diálogo (Figura 1) que se abre digite o nome da aplicação como citado anteriormente, configure seu caminho item Location e escolha o servidor no item de mesmo Server.

 

Figura 1. Criação de projeto ASP.NET no Delphi

 

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?