Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 91. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

ol; mso-fareast-font-family: Symbol">·         Desenvolvimento da tela de Cobrança Escritural;

Como mencionado anteriormente, faremos o desenvolvimento dos boletos bancários diretamente pelo sistema, dando maior flexibilidade ao usuário final.

Usaremos o componente Delphi Boleto desenvolvido pelo colega Genilton Barbosa, que mantém um grupo de discussão onde encontramos não somente o componente, mas também dicas, exemplos e diversas versões do componente para os mais variados editores de relatório.

Veremos onde efetuar o download, como instalar e manusear o componente para geração dos boletos.

 

Fazendo download e instalação

A primeira parte deste artigo consiste em efetuar o download do componente e então fazer sua instalação na IDE. Como de costume, usaremos a versão 7.0 do Delphi.

Os arquivos de instalação do Delphi Boleto ficam hospedados na seção Arquivos do grupo criado pelo autor no site do Yahoo! Grupos. Acesse o endereço do grupo pelo link br.groups.yahoo.com/group/delphi-boleto, clique em Entre neste grupo! e preencha os dados requeridos. Após confirmar, aguarde até que os moderadores aceitem sua inscrição.

Após ser aceito no grupo, entre novamente no link indicado e veja que os itens de menu à esquerda do site encontram-se disponíveis. Clique em Arquivos onde encontrará diversos outros links e pastas. Localize o link Delphi Boleto.zip para Delphi 7.0. Baixe-o e descompacte-o em uma pasta de sua preferência.

Descompactados os arquivos basta efetuar a instalação dos mesmos no IDE. Para isso, abra o Delphi, feche todos os projetos ativos e então clique em File>Open. Localize o arquivo gCob7.dpk, compile o projeto e instale.

Note que é criada uma nova paleta de componentes na IDE com o nome GBSoft, e nela dois componentes foram adicionados conforme a Figura 1.


Figura 1. Paleta de componentes GBSoft Delphi Boleto

Preparando o banco de dados

No artigo anterior criamos uma SP(Stored Procedure) selecionável capaz de receber um range de datas, filtrar e selecionar os dados para geração da Cobrança Escritural.

Nessa quinta parte usaremos a mesma técnica empregada anteriormente para que possamos resgatar os registros necessários para então gerarmos os boletos bancários. Usaremos a mesma SP, porém desta vez seus dados de retorno serão usados para alimentar o componente Delphi Boleto. A Listagem 1 mostra o script de criação da SP para que possamos nos lembrar de quais dados ela nos retorna.

 

Listagem 1. Stored Procedure de seleção dos boletos

 

SET TERM ^ ;

 

CREATE PROCEDURE RETORNARBOLETOS (

    DT_INICIO TIMESTAMP,

    DT_FIM TIMESTAMP)

RETURNS (

    CNPJ VARCHAR(18),

    VALOR_REAL DOUBLE PRECISION,

    DT_CADASTRO TIMESTAMP,

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo