Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 91. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

SPAN>

Utilizaremos a classe de uma forma simples em um exemplo prático onde criaremos métodos encapsulados para realizar cálculos referentes aos valores da simulação de itens de uma venda e também do fechamento da venda em relação à devolução de troco se assim necessário.

 

Conhecendo a estrutura de uma classe (class)

A estrutura de uma classe é definida por um conjunto de membros que definem o estado e o comportamento de um objeto geralmente implementando métodos e atributos. Os métodos de uma classe são geralmente divididos em públicos (“Public”) e privados (“Private”). Os métodos públicos são de livre acesso durante seu uso. Já os privados são acessados somente internamente pela classe, ou seja, ficam encapsulados.

Nas definições desse conjunto de peculiaridades que formam uma classe, podemos observar a seguinte estrutura:

Unit : informa que o arquivo é referente a uma unidade seguida do nome da mesma.

Interface: estabelece a fronteira de comunicação entre a classe e o ambiente externo. É aqui também que declaramos nossos novos tipos e métodos (“Procedimentos ou Funções”).

Uses: esta cláusula permite listar e utilizar objetos da nossa pasta de trabalho. Quando declaramos essa cláusula numa determinada parte da unidade estamos dizendo ao Delphi que poderemos utilizar os métodos e/ou propriedades que o objeto da lista proporciona acesso.

Type: com esta cláusula podemos declarar novos tipos e/ou classes.

Implementation: é a partir desta cláusula que codificamos nossos métodos, funções e procedimentos. Nesta seção também podemos declarar novos tipos e constantes.

Dentro desta mesma estrutura ainda poderemos ter a herança de classes, onde uma classe pode ser criada a partir de outra já existente e herdar os atributos e comportamentos da estrutura.

 

Criando o banco de dados

Para iniciarmos nosso exemplo prático, criaremos uma estrutura simplificada de apenas uma tabela, Produtos (Figura 1). A partir desta estrutura de dados iremos utilizar os códigos orientados a objetos.

Figura 1. Diagrama ER da tabela

 

Definida a estrutura no programa de modelagem de dados, realize a exportação do script da Listagem 1 e utilize o gerenciador de banco de dados para então fazer a importação e criação da base de dados. Crie sua base com o nome de “dbvendas.fdb”.

 

Listagem 1. Script de criação da base de dados

 

SET SQL DIALECT 3;

SET NAMES Win1252;

 

CREATE DATABASE ‘C:\SISVendas\dbvendas.fdb’

USER ‘SYSDBA’ PASSWORD ‘masterkey’

PAGE_SIZE 4096

DEFAULT CHARACTER SET Win1252;

 

CREATE TABLE PRODUTOS  (

  CODPRODUTO Integer NOT NULL,

  DESCRICAO Varchar(40) NOT NULL,

  VALORUN Decimal(10,2) NOT NULL,

 Primary Key (CODPRODUTO)

);

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo