Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 92. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

N>

O custo dos portáteis equipados com PalmOS é bem menor que os com Windows Mobile. Certamente isso pesa na balança na hora em que empresas optam por informatizar sua equipe de vendas. Com o PocketStudio desenvolvemos aplicações para PalmOS, isso precisa estar bem claro. Um sistema desenvolvido com o PocketStudio não roda na API do Pocket PC.

PocketStudio não é Delphi, apesar de algumas semelhanças com o IDE do Delphi 7 e anteriores, a forma de programar é diferente. Enquanto em sistemas desenvolvidos em Delphi trabalhamos com a linguagem Object Pascal, no PocketStudio usamos o Pascal puro. Após alguns esclarecimentos importantes vamos aos passos para instalação do PocketStudio e do PalmOS Emulator.

 

Instalando o emulador

Para testarmos nossas aplicações podemos instalar o PalmOS Emulator da empresa Access. O Emulador é provido de um arquivo executável, imagens de dispositivos e skins para tornar ainda mais atrativos os testes. Vamos efetuar o download do emulador pelo site Palm Brasil, que contém uma grande quantidade de programas e utilitários para Palm. O portal é parceiro da empresa Access mencionada anteriormente e mantém em sua área de downloads o PalmOS Emulator bem como imagens (“ROM’s”) dos aparelhos e skins.

Acesse o link www.palmbrasil.com.br e clique no link Programs na seção downloads. Logo em seguida abra o link Palm Desktop e Simulador na seção Utilitários. Na página 2 você encontrará o item PalmOS Emulator 3.5 para download e mais abaixo as ROM’s para download. Se preferir acesse diretamente o link www.palmbrasil.com.br/programas/palmos2.html.

Para efetuar o download é necessário ter cadastro e estar devidamente logado no site da Access. Para se cadastrar acesse o link https://www.developerpavilion.com/palmos e logo em seguida em Register. Preencha seus dados e faça o login. Logo após retorne ao site da Palm Brasil e clique nos links para download.

Você fará o download do arquivo emulador-win.zip.Também é interessante baixar o arquivo de skins, PalmOS Emulator Skins 1.9 (“emulator-skins-19.zip”), presente nessa mesma página. Os skins são usados para visualizar o aparelho no emulador e no ambiente de desenvolvimento do PocketStudio como veremos mais adiante. Após ter feito o download de todos os arquivos necessários, descompacte-os na pasta criada e execute o arquivo Emulador.exe.

No caso dos skins, uma pasta Skins_v1.9 será criada ao descompactar. É necessário renomear a pasta Skins. Nas subpastas desse diretório existem alguns arquivos de imagem em formato JPEG. Copie-os para a pasta Skins. Eles serão usados para mostrar o dispositivo no ambiente de desenvolvimento. Feito isso execute o arquivo Emulador.exe, ele lhe perguntará se deseja criar um atalho no menu Programas. Confirme e indique em qual pasta deseja que o emulador crie o atalho.

Vamos falar um pouco sobre o emulador que servirá como ambiente de testes em nosso Desktop. Vamos iniciá-lo e dar uma olhada nas configurações necessárias para o funcionamento correto de nossa aplicação. A primeira vez que o iniciarmos, uma tela de configuração é exibida (Figura 1).

 

Figura 1. Primeira tela do Emulador

 

O título da janela New Session indica que a partir dela criaremos uma nova seção para trabalharmos em paralelo a nossa aplicação. Seção nesse caso serão todas as configurações que fizermos na tela de abertura e tudo que gravarmos no emulador, como por exemplo a nossa aplicação. Nos exercícios que desenvolveremos nos próximos artigos ficará bem entendido o que é e como utilizar uma seção no emulador. Na Figura 1 podemos ver quatro opções de configuração:

·         ROM file: ROM é o modelo do dispositivo que iremos emular. Para cada modelo de Palm existe uma ROM para utilizarmos no emulador, A ROM que utilizaremos em nosso exercício esta gravada dentro do diretório de instalação do Emulador em uma pasta ROM’s. Para a nossa aplicação selecione a ROM mostrada na figura. Platform41_m505_enUS.rom;

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo