Artigo Clube Delphi 92 - Dicas de QuickReport

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 92.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 92. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Mão na Massa

Dicas de QuickReport

Conheça algumas dicas para facilitar seus relatórios com QuickReport

 

As ferramentas de relatórios são um meio do programador proporcionar aos usuários formas mais amplas e práticas de visualizar informações armazenadas em uma base de dados. Informações estas que podem ser oriundas de telas de cadastros ou de ações geradas pelo próprio sistema, como cadastros de cidades, clientes, produtos ou até mesmo o registro de log criado por um usuário ao executar alguma ação no sistema.

O QuickReport acompanha o Delphi desde sua primeira versão e até a versão 6 vinha incorporado ao seu IDE. Na versão do Delphi 7 e posteriores, com o surgimento do Rave Reports, o QuickReport deixou de vir pré-instalado no IDE, ou seja, é necessário fazer a instalação manual do componente. Já no BDS 2006 e RAD Studio 2007 é necessário fazer o download e instalação a partir do site da CodeGear (somente usuários registrados).

Neste artigo veremos a instalação dos componentes do QuickReport no Delphi 7 e criaremos relatórios dinâmicos através de formulários e listagem de informações resgatadas do banco de dados. Passaremos a aplicar filtros de pesquisa em tempo de execução. Veremos também uma forma prática de customizar o layout dos relatórios criados com o QuickReport. Aplicaremos regras de formatação e também uma forma simples de agrupar registros.

 

Nota: Para consultar mais detalhes, novidades, informações técnicas, download e/ou suporte técnico do pacote QuickReport consulte o site do fabricante em www.qusoft.com.

 

Instalando o pacote de componentes

Durante este artigo iremos utilizar o Delphi 7 para criação da aplicação e exemplos práticos para o uso de relatórios com os componentes do QuickReport. Como abordado na introdução ao artigo, na versão do Delphi 7 e posteriores o QuickReport deixou de vir pré-instalado no IDE. Para tê-lo instalado será necessário adicionar sua BPL ao Delphi.

Feche todos os formulários abertos o menu File|Close All e inicie o processo de instalação no menu Component>Install Packages. Clique no botão Add e navegue até a pasta de Bin do Delphi que por default é C:\Arquivos de Programas\Borland\Delphi7\Bin\. Localize o arquivo dclqrt70.bpl e selecione-o. Feito isso o pacote de componente já é mostrado na lista como QuickReport Components conforme podemos ver na Figura 1.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?